Previsão do tempo: Inmet emite alerta para chuvas intensas para o Rio Grande do Sul e costa do Nordeste
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para chuvas intensas no Sul do Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. De acordo com a publicação oficial, é esperada precipitação entre 20 e 30mm, com ventos intensos - entre 40 e 60km/h no período.
De acordo com o modelo de previsão climática do Inmet, o Cosmo, o sistema não deve ter força para avançar para as demais áreas do país. E além da região Sul, apenas a costa do Nordeste tem previsão de chuva nas próximas 24 horas.
O Inmet, inclusive, emitiu alerta para acumulado de chuva expressivo na área, também válido pelas próximas 24 horas. "Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco", afirma a publicação válida para o Pernambuco e Alagoas. Áreas do Maranhão, Ceará e Paraíba têm alerta amarelo para chuvas intensas nesta terça-feira (5).
Para as demais áreas do Brasil, continua prevalecendo as condições típicas do Inverno, com tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia, sobretudo na região Central do Brasil.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
A atualização de modelo de previsão estendida, divulgada na manhã desta terça-feira (5), também mantém a condição para chuvas apenas na região Sul do Brasil.
Entre os dias 5 e 13 de julho, o NOAA prevê chuva entre 40mm e 50mm em áreas do Rio Grande do Sul, mas sem avanço da instabilidade para Santa Catarina e Paraná.
No período entre 13 e 21 de julho, o NOAA mostra a tendência da umidade para áreas de Santa Catarina e do Paraná, mas ainda com volumes baixos, entre 20mm e 25mm no período.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: