Frente avança, leva chuva pontual para a região Central e ar frio mantém temperaturas baixas

Publicado em 05/05/2022 10:37
Apesar do declínio, Inmet não prevê risco de geada intensa nas áreas de produção agrícola

De acordo com as previsões mais recentes da Climatempo, esta quinta-feira (5) ainda será marcada pelo avanço de uma frente fria para o Sudeste e Centro-Oeste do país. Áreas de instabilidade se formam nas duas regiões, podendo ocorrer pancadas de chuvas em vários estados.

Além disso, a entrada do ar frio de origem polar mantém as temperaturas mais baixas e queda acentuada das máximas no sul do Brasil, São Paulo, Mato Grosso do Sul, centro-oeste e sul do Mato Grosso, sul de Goiás, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais. 

Apesar do avanço da frente fria, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não indica alívio para condição de estiagem na região Central do país. Nas próximas 24 horas, de acordo com o Inmet, são previstas chuvas apenas em áreas de Minas Gerais, Espírito Santo e pontos isolados de Goiás e chuvas com volumes baixos. 

O modelo também prevê condição para chuvas no Matopiba, com volumes baixos, mas favorável para pancadas de chuvas no Tocantins, áreas isoladas do Piauí e destaque para o norte do Maranhão que pode receber as chuvas mais expressivas, entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. De acordo com o modelo, a tendência é que nos próximos dias o tempo fique seco em todas as regiões de produção agrícola do país. 

A Climatempo complementa que o ciclone extratropical que se formou sobre a Região Sul do Brasil está agora no oceano, próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. "O processo de formação de ciclone causou chuva extremamente volumosa em áreas destes estados deixou milhares de pessoas desabrigadas ou desalojadas e causou mortes", destaca a consultoria. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

Fonte: Inmet 

As temperaturas ficam mais baixas, mas de acordo com sistema de previsão do Sisdagro, do Inmet, não há condição para geada intensa nas próxima madrugada. De acordo com o mapa, existe o risco de geada com intensidade fraca em áreas de serra do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também no extremo sul do Paraná. 


O modelo de previsão de temperatura do Inmet prevê mínimas entre 6 e 8 graus nessas áreas na próxima madrugada. As temperaturas também caem em áreas de São Paulo e Minas Gerais, com mínimas entre 10ºC e 14ºC. No Mato Grosso do Sul, outro estado que recebe a passagem da frente fria, a tendência é de mínimas de 18ºC. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para a próxima madrugada: 

Fonte: Inmet 
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined