Frente avança e leva chuva para o Sudeste do Brasil; Sul continua em alerta e Centro-Oeste seco
A frente fria que estava em atuação no Sul do Brasil nos últimos dias vai devolveu a umidade para algumas áreas do Sudeste do país nas últimas horas. De acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quarta-feira (4) será de alerta para chuvas intensas em São Paulo, mas o sistema não deve ter força para avançar para os demais estados da região Central.
O alerta amarelo, válido até as 23h59 desta quarta, é válido em quase todo o estado de São Paulo, pontos do Mato Grosso do Sul e extremo sul de Minas Gerais. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", destaca a publicação na página oficial do Inmet.
Apesar do avanço da frente fria para outras áreas, os três estados do Sul do Brasil continuam em estado de alerta laranja para tempestade. Segundo o Inmet, são previstas chuvas de até 100mm, com potencial para queda de granizo. A intensidade da chuva também pode favorecer o corte de energia elétrica, estragos em áreas de produção, queda de árvores e alagamentos.
Já a Climatempo afirma que um ciclone extratropical é o sistema que continua favorecendo chuvas intensas nessas áreas. "Grandes volumes de chuva ainda serão acumulados ao longo do dia sobre o norte e nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre, em Santa Catarina e em quase todo o Paraná", acrescenta a consultoria.
Veja a previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Após a passagem da chuva, a entrada de uma nova massa de ar frio vai derrubar as temperaturas no centro-sul do Brasil. De acordo com Kleber Souza, meteorologista do Inmet, o ar frio vai entrar pelo Mato Grosso do Sul, passar também pelo Paraná, São Paulo, sul de Goiás e áreas isoladas de Minas Gerais. Até às 10h45 (horário de Brasília) desta quarta-feira (4), os modelos não indicam potencial risco de geada nas áreas de produção. O ar frio de origem polar entra com mais força sobre São Paulo nesta quinta-feira, que deve ser a mais fria do ano até agora, incluindo a Grande São Paulo.
Veja o mapa de previsão da passagem da massa de ar frio: