Semana começa com alerta vermelho para muita chuva no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil

Publicado em 07/02/2022 10:43 e atualizado em 07/02/2022 11:14
No Sul, massa de ar seco segue impedindo avanço da umidade e não há previsão de chuva nos próximos dias

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas laranja e vermelho para chuvas intensas na região Central do país. Com as chuvas dos últimos dias, a região Sudeste do Brasil tem o cenário mais preocupante e a situação monitorada nesta segunda-feira (7). 

Áreas norte de São Paulo e sul de Minas Gerais devem receber os maiores volumes nas próximas 24 horas. O Inmet alerta para chuvas entre 30mm e 60mm ou 50 e 100mm/dia, ventos intensos entre 60-100 km/h. "Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação. 

Em áreas da divisa entre Minas Gerais e Goiás, o cenário também é de preocupação com grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário", destaca o Inmet.

Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, explica que a frente fria que estava em atuação no Sul do Brasil começou a avançar para o Sudeste, aumentando as áreas de instabilidade em toda região. Os modelos mostram a configuração de um novo canal de umidade que deve favorecer a formação de nuvens carregadas em todos os estados entre as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. 

Com relação aos volumes, a tendência é de chuvas significativas em Goiás, Mato Grosso e Tocantins com precipitação entre 20mm e 30mm. A tendência é que continue chovendo em toda essa área nos próximos dias, o que pode trazer problemas no avanço da colheita da soja. 

"Em alguns pontos dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Goiás, os volumes podem se aproximar de 300 a 400mm. A Climatempo alerta para o alto risco de enchentes, deslizamentos de terra e transbordamento de rios córregos", acrescenta a previsão da Climatempo. 

Já para o Sul do Brasil, as previsões continuam indicando tempo muito sem seco e sem chance de chuvas nos próximos dias. De acordo com Heráclio, uma massa de ar seco continua impedindo o avanço da umidade e apenas o extremo norte do Paraná pode receber alguma chuva neste início de semana, mas de forma muito pontual e sem volumes expressivos. "Também chove em pequenas áreas de Santa Catarina, em parte do norte gaúcho e do litoral do estado, mas em geral, não há previsão de volumes expressivo", acrescenta a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

Fonte: Inmet 


Milho com alta infestação de cigarrinha em Assis Chateaubriand (PR). Enviado por Marcelo Rodrigues de Oliveira

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined