Previsão estendida: Sul do Brasil não deve ter chuvas generalizadas nos próximos 15 dias

Publicado em 28/10/2021 11:00 e atualizado em 28/10/2021 14:44
Segundo NOAA, próximas duas semanas serão marcadas por chuvas no Centro-Norte do país

Segundo atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta quinta-feira (28) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), o Sul do Brasil ficará, pelo menos, 15 dias sem chuvas generalizadas. 

Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, explica que as frentes passarão rápido pela região, sobretudo no Rio Grande do Sul, indicando condição de tempestades pontuais no período para a região. 

Entre os dias 28 de outubro e 5 de novembro, o NOAA a tendência de chuvas para o Brasil Central, com destaque para Minas Gerais e Espírito Santo que devem receber os maiores acumulados no período. O modelo norte-americano, para as demais áreas do Brasil Central, prevê chuvas entre 50mm e 90mm.

Para os dias entre 5 e 13 de novembro, o NOAA mostra o avanço da umidade para o Norte e Nordeste do Brasil, com destaque para áreas do Matopiba que podem receber volumes acima dos 100mm no período. Mantém ainda a condição de chuva para o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, com acumulados a partir de 70mm. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

 

Fonte: NOAA 

A quinta-feira (28) será mais um dia marcado por tempestades em áreas do Brasil Central. De acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o estado é de alerta amarelo no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, extremo sul de Goiás, sul de Minas Gerais e áreas de São Paulo nas próximas 24 horas. 

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", destaca a publicação oficial na página do Inmet. 

As previsões da Climatempo são semelhantes às do Inmet, e a consultoria também alerta para formação de nuvens carregadas no sul de Minas Gerais, centro-sul do Rio de Janeiro e no estado de São Paulo. Para as demais áreas do Centro-Oeste, a consultoria prevê permanência de tempo seco. "Uma grande massa de ar quente seco está ganhando força sobre o Sudeste e sobre o Centro-Oeste do país, o que vai dificultar a formação das nuvens carregadas e a ocorrência de chuva", afirma. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

Fonte: Inmet

 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined