Antes da chuva temperaturas sobem e Climatempo destaca tendência de onda de calor
As previsões mais recentes continuam indicando elevação das temperaturas e a permanência do tempo muito seco em todo Brasil. Após vários dias com temperaturas mais baixas, a Climatempo destaca que uma nova onda de calor pode atingir grande parte do Brasil na semana que vem.
A consultoria explica que ondas de calor no Brasil estão relacionadas à atuação de massas de ar quente e seco, ou seja: pouca chuva, rápido aumento nas temperaturas e automaticamente um declínio na umidade relativa do ar. "Os dias tendem a ser bastante quentes em áreas do Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com temperaturas máximas que ficam acima da média Climatológica por dois dias ou mais", afirma a publicação.
A tendência é que a diferença nas máximas já seja observada nesta sexta-feira (6), atingindo o pico do calor capitais do centro-sul e Norte do país entre segunda (09) e quinta-feira (12) da próxima semana. A consultoria chama atenção para as temperaturas previstas no Mato Grosso, que podem superar a marca de 40ºC. "Em Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) a temperatura pode chegar aos 30°C até a próxima quinta-feira (12), o que representa mais de 5°C acima da média histórica para essas capitais neste mês", acrescenta.,
Veja o mapa com a previsão de temperatura nos próximos dias:
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirma a tendência de amplitude térmica, mas afirma que as condições estão associadas à aproximação de uma nova frente fria, prevista para atingir parte do país nos próximos dias.
De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, os modelos apontam que a partir do dia 10, próxima terça-feira (10), um sistema de baixa pressão no Paraguai vai favorecer as áreas de instabilidade no Brasil e provocar chuvas no Rio Grande do Sul. A tendência é que as chuvas avancem para Santa Catarina e Paraná, além de áreas do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.
"O que vemos hoje é a evolução natural do sistema: primeiro sobem as temperaturas, chove e posteriormente uma massa de ar frio pode entrar no país", comenta. Em relação à intensidade do frio, a especialista acrescenta que é preciso aguardar as próximas rodadas dos modelos meteorológicos.
Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias:
Cultura do trigo na região de Cascavel-PR, pelo Técnico Agrícola Lucas Natan
O cachorrinho do Paulo Marcelo Adamek está ligado no site do Notícias Agrícolas lá em Itaiópolis-SC
Colheita do Milho Safrinha na região de Corbélia-PR, pelo Técnico Agrícola Lucas Natan
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia