Temperaturas começam a subir em todas as regiões e ar fica ainda mais seco no BR
Depois da passagem da massa de ar frio, as temperaturas começam a subir em todo o Brasil nos próximos dias. De acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além do frio, o evento climático deixou o ar ainda mais seco em boa parte do país, mantendo as chuvas restritas ao extremo norte por, pelo menos, mais sete dias.
Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, afirma que as temperaturas máximas já devem começar a subir na tarde desta quarta-feira (21) em todas as áreas, inclusive para o sul do Brasil. Nesta quarta, o dia amanheceu ainda amanheceu gelado, com novos registros de geadas nos estados da região Sul, mas a partir de amanhã as mínimas também começam a registrar elevação.
Em relação ao tempo seco, a especialista afirma que apesar dos índices de baixa umidade relativa do ar chamarem atenção na região Central do Brasil, o cenário fica dentro do que é esperado para a estação. "O tempo já estava extremamente seco e entrou essa massa de ar frio com ar mais seco ainda, intensificando a baixa umidade relativa do ar, com valores inferiores a 20% em quase todo o Brasil Central", explica.
A previsão da Climatempo complementa com alerta para umidade relativa do ar entre 11 e 20% no Centro-Oeste, Tocantins, São Paulo, triângulo mineiro e oeste do Paraná. Umidade abaixo dos 30% desde o oeste de SC até o interior nordestina, sul do PA e RO.
Em relação à chuva, a previsão da consultoria afirma que o destaque ainda é o Norte e o Nordeste do Brasil. A frente fria que estava atuando no litoral da Bahia se afasta mas ainda pode chover de maneira expressiva no litoral sul do estado. Pode chover de forma moderada a forte intensidade também em Sergipe, norte do Maranhão, norte do Pará, Amapá, norte do Amazonas e Roraima.
Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias:
Atualização do NOAA corta previsão de chuvas no fim do mês
A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada na manhã desta quarta-feira (21) na Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) cortou as projeções do retorno das chuvas para a última semana de julho.
De acordo com o modelo, no período entre 21 e 29 de julho, apenas chuvas pontuais em áreas do Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Já entre os dias 29 de julho e 6 de agosto, a tendência é de tempo seco em todas as regiões do país.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: