Áreas de produção agrícola podem ser atingidas por granizo nesta 5ª no Rio Grande do Sul

Publicado em 16/01/2020 10:11 e atualizado em 16/01/2020 10:57

A previsão indica que as chuvas serão mais expressivas no Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. Segundo o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os volumes tendem a ser mais expressivos na região central do estado, com precipitações entre 60 e 70 milímetros. 

As chuvas acontecem devido a passagem de uma frente fria vinda do Uruguai. Segundo o Inmet, há risco de queda de granizo para as regiões centro e sul do estado, além de volumes expressivos para Santa Catarina e Paraná. 

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma o Inmet. 

Produtores rurais do Rio Grande do Sul estão enfrentando problemas devido as condições do tempo em todo o estado e já há estimativas expressivas para a perda da soja e do milho devido ao período de estiagem. A situação é delicada em todo o RS e para que a quebra de produtividade não aumente, a partir de agora é preciso que as chuvas aconteçam com uma melhor distribuição e com mais regularidade. 

Produtores têm a necessidade de bons volumes de chuvas, mas as previsões indicam que o final de semana será tempo estável em todo o Rio Grande do Sul. É necessário que chova entre 500 e 600 mm até o período na colheita, para que a soja que foi plantada mais tarde consiga se recuperar e se desenvolver sem maiores problemas. 

Veja ao mapa de alertas emitido pelo Inmet: 


Fonte: Inmet 

Outras Regiões

As previsões também indicam condições de chuvas para as demais regiões do país, com destaque para áreas do Sudeste e Centro-Oeste. 

No Sudeste, devido o avanço da frente fria, as chuvas devem ser mais volumosas em São Paulo, sendo os maiores volumes previstos para o sul do estado - entre 40 e 50 milímetros. Nas demais regiões também há previsão de chuva, porém em volumes mais baixos. "A situação é de alerta, pois a chuva pode vir forte, com raios e rajadas de vento. Há condições para alagamentos e muitos outros transtornos", destaca a Climatempo. 

Ainda no Sudeste, os modelos indicam chuva para o sul de Minas Gerais, com acumulados previstos entre 30 e 40 milímetros. Nas demais áreas do estado chove com volumes baixos, com execeção da região norte onde não há previsão de chuvas para as próximas 24 horas. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo Brasil: 


Fonte: Inmet 

Temperaturas elevadas no Centro-Oeste

As temperaturas continuarão elevadas no Centro-Oeste. De acordo com o Inmet, a primeira quinzena de janeiro teve recorde de calor em Goiânia e em Campo Grande. 

"Esta temperatura é bastante elevada para os mês de janeiro, onde a temperatura normalmente não tanto assim por causa do excesso de nebulosidade e da chuva frequente", destaca a Climatempo. 

Para as próximas 24 horas, os mapas indicam chuvas com maiores precipitações apenas para o norte do Mato Grosso - entre 20 e 30 mm. Nas demais regiões do estado também deve chover, mas em volumes mais baixos, assim como nos demais estados que compõem o Centro-Oeste. 

Os modelos indicam ainda que no dia 18 os volumes passam a ser mais expressivos no leste do Mato Grosso e oeste de Goiás.Neste período, os volumes tendem a ficar entre 50 e 70 milímetros. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 24 horas em todo o Brasil: 


Fonte: Inmet 
 

 


Fazenda Bedin em Renascensa (PR). Envio do Técnico Jonatan Tayllel Soares


Centro de Treinamento Bayer Cultura do Milho em Sarandi (RS). Envio do Engenheiro Agrônomo AGD Gilmar Mueller Medeiros​


Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro​


Soja em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro​

 


Plantada no Município Ribeirão do Sul (SP). Envio de Dione Felix


Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do 
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolasou use a hashtag #imangensdodia

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined