Tempo: Chuvas retornam ao PR e animam produtores, mas já diminuem; setembro será com precipitação dentro da normalidade
Imagem de satélite nesta segunda-feira (02) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
O final de semana foi de chuvas e ventos fortes em áreas do estado do Paraná, inclusive com estragos e granizo. Neste início de semana, as precipitações já diminuem bastante e devem voltar mais para o final da semana, segundo mapas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Os mapas de precipitação acumulada em 24 horas do modelo GFS do Centro de Estudos Oceano-Terra-Atmosfera, COLA, na sigla em inglês, também apontam que as chuvas não serão tão volumosas neste início de semana sobre áreas do Paraná após a frente fria. A partir de sábado (07), as chuvas devem retornar.
O Deral (Departamento de Economia Rural) do Paraná destaca que as chuvas dos últimos dias animaram os produtores. Os trabalhos de plantio devem começar logo após o término do vazio sanitário em 10 de setembro. Expectativa aponta bom clima para o desenvolvimento da safra e crescimento de 21% na produção após última safra sofrer com falta de chuvas.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para os próximos 3 dias em todo o Brasil:
"As chuvas vão subindo, primeiro no Rio Grande do Sul, depois Santa Catarina e Paraná. Depois, entre domingo e segunda-feira, já começa o frio que derruba bastante as temperaturas no Rio Grande do Sul", disse ao Notícias Agrícolas Francisco de Assis Diniz, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet.
Diniz conta que apesar das chuvas diminuírem neste início de semana, o estado do Paraná deve ter um mês de setembro com precipitações dentro da normalidade, o que beneficiaria o início do plantio da safra de soja. "O estado deve ter melhor condição em setembro, com mais chuvas no centro e Sul", complementa o meteorologista.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (03/09 a 05/09) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
No mapa de precipitação acumulada dos próximos sete dias, é possível ver chuvas com acumulados expressivos no período sobre áreas do Sul do Brasil, com destaque para os estados do Rio Grande do Sul e do Paraná. Os acumulados nessas áreas chegam a até 70 milímetros, segundo o Inmet.
Entre 02 e 09 de setembro, áreas da região Norte do país também devem receber bons acumulados de chuva, com destaque para áreas do estado do Amazonas. Chuvas fracas a moderadas podem ser vistas sobre o litoral Leste Nordestino. Na maior parte do país, segue o tempo seco.
Veja o mapa de precipitação acumulada para os próximos sete dias em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Dados do Inmet mostram que quatro dos cinco maiores acumulados em todo o país ontem (1º) foram registrados em cidades do estado do Paraná. São elas: Marechal Cândido Rondon (PR): 43,6 mm, Colombo (PR): 38,2 mm, Castro (PR): 30,8 mm, Curitiba (PR): 30,6 mm e Monte Verde (MG): 29,8 mm.
O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) registrou ventos fortes no sábado (31) sobre a região dos Campos Gerais e Curitiba. Os três registros mais expressivos foram em: Cerro Azul: 83,2 km/h, Telêmaco Borba: 82,1 km/h e Ponta Grossa: 76,7 km/h. Casas foram destelhadas.
A falta de energia atingiu mais de 100 mil unidades consumidoras. Até o momento, não há informação de danos em lavouras com as chuvas fortes.
Veja o mapa de precipitação acumulada das últimas 24 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Depois das chuvas em áreas do Sul, o destaque neste final de semana é para o frio. Uma massa de ar polar predomina na região nesta segunda-feira e seguirá pelos próximos dias. "Até a próxima quarta-feira não chove e há condições para formação de geada em áreas do Sul e Oeste gaúcho", diz a Climatempo.
Risco de geada para os dias 03 e 04 de setembro - Fonte: Climatempo
Ainda nesta segunda-feira, segundo o Inmet, tem alerta de baixa umidade para áreas da BA, CE, DF, GO, MT, PB, PE, PI, RN, RO e TO. Também tem aviso de acumulado de chuva sobre SP.
Previsão estendida de chuvas para o Brasil
De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 02 até 10 de setembro, as chuvas mais volumosas ocorrem sobre áreas do Sul, Sudeste, Norte e litoral Nordestino.
De 10 até 18 de setembro, a tendência segue a mesma do período anterior sobre a maior parte do país, mas volumes mais expressivos passarão a ser vistos sobre as regiões Norte e Sul do Brasil, com precipitações moderadas a altas. Também chove em áreas do Centro-Oeste.
"Nos próximos 15 dias, persiste chuvas sobre a região Sul do Brasil e o centro fica sem chuvas. Durante setembro, ainda vai acontecer o perdomínio de estiagem", destaca o Francisco de Assis sobre a previsão de chuvas para os próximos dias.
Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 02 até 18 de setembro:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Tempo em Nova Rezende (MG) domingo (01) à tarde - Foto: Reprodução/Redes sociais
Trigo em Cristalina (GO). Envio do Eng. Agrônomo Raul Zotti.
Visita a campo de técnicos de Cooperativas do Rio Grande do Sul em Cristalina (GO). Envio do Eng. Agrônomo Raul Zotti.
Trigo em Cristalina (GO). Envio do Eng. Agrônomo Raul Zotti.
Finalizando a colheita do Milho Safrinha 2019 em Bonito (MS). Envido do Eng. Agrônomo Rafael Henrique.
Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real