Tempo: Alerta de chuvas intensas nesta 2ª feira em áreas do Matopiba e Centro-Oeste
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (05) - Fonte: Inmet
As instabilidades seguem sobre áreas centrais do Brasil. Nesta segunda-feira (05), são esperadas chuvas intensas em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), com alertas de riscos potenciais, além de mais temporais sobre localidades da região Centro-Oeste.
Na Bahia e Piauí, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas ficam entre entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). É baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Veja o mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 2ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Sudoeste Piauiense, Chapada Diamantina, Oeste Baiano, São Francisco Baiano, Sudoeste Baiano
Em áreas do Centro-Oeste, as chuvas devem seguir também nesta segunda-feira, com áreas de instabilidades bastante ativas. A previsão, segundo a Climatempo, é de pancadas de chuvas frequantes e risco de temporais em áreas da região, inclusive Goiânia (GO) e Brasília (DF).
"Estes sistemas ficam organizados por causa da circulação de ventos nos níveis mais baixos da atmosfera, que formam áreas de baixa pressão atmosférica. Mas a passagem de uma frente fria pelo Espírito Santo ajuda a provocar mais instabilidade especialmente sobre Goiás e sobre o Distrito Federal", disse a empresa meteorológica.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (06/11 a 08/11) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Os próximos dias desta semana ainda serão de muitas instabilidades sobre a região Centro-Oeste, com riscos para op plantio da safra de verão de soja, que ainda avança por algumas áreas. "Todos os estados e o Distrito Federal terão muitas pancadas de chuva até o final desta semana", pontuou a Climatempo.
Nos últimos dias, de acordo com Daniel Latorraca Ferreira, superintendente do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia agropecuária), as condições climáticas no estado produtor eram favoráveis os trabalhos da soja no estado, com cerca de 50% da área plantada.
Já no Paraná, as chuvas nos últimos dias têm atrapalhado o avanço dos trabalhos no campo. Na semana passada, segundo o Deral (Departamento de Economia Rural) do estado paranaense, os trabalhos no campo do estado estão em cerca de 65% da área. No ano passado, o plantio da oleaginosa estava em 73%.
Veja o mapa com precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
De acordo com dados de precipitação acumulada do Inmet, algumas cidades da faxia central do país já registraram chuvas nas últimas horas. Os cinco maiores acumulados foram registrados ontem (04) em Primavera do Leste (MT): 105,2 mm, Sacramento (MG): 91,0 mm, Campina Verde (MG): 79,2 mm, Porto Murtinho (MS): 72,8 mm e Ituverava (SP): 72,6 mm.
Soja 18/19 espaçamento de 0.90 cm entre linhas em Cafelândia (PR). Envio de Alvaro Busetti
Lavoura de soja cultivar 7110 Monsoy em Jatai (GO) Envio do produtor Carlos Henrique
Soja M6410 IPRO município Uberaba (MG). Envio do Técnico Agrícola Thiago Costa Inácio
Soja convencional no Município de Campo Grande (MS).Envio do Agrônomo Michael Soares Silva
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real