Tempo: Mais chuvas são previstas no final de semana no Sul do Brasil com chegada de nova frente fria
O tempo deve continuar bastante instável sobre áreas do Sul do Brasil nos próximos dias. Nesta sexta-feira (28), por exemplo, segundo a Climatempo, mais precipitações devem ocorrer sobre a região. Mas, no final de semana, com a chegada de uma nova frente fria é que as chuvas mais fortes podem ocorrer.
"No sábado, um sistema de baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai, o fluxo de umidade que vem do Norte do país e a aproximação de uma nova frente fria irão colaborar para a grande convergência de nuvens carregadas que provocam chuva e ventos fortes no centro-sul do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e do Paraná", informa a empresa meteorológica.
Já no domingo, o risco de temporais aumenta bastante na fronteira gaúcha, no Sul e Sudoeste do estado. "A situação é de alerta para chuva e ventos fortes com queda de granizo e ventania", ressalta a Climatempo. Nas outras áreas da região, as precipitações devem ocorrer em forma de pancadas.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (29/09 a 01/10) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Além da previsão de chuvas nos próximos dias na região Sul, o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que o início da próxima semana deve ser marcado por chuvas em diversas áreas do Centro-Sul do país, inclusive em estados produtores como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
A condição mais úmida em áreas produtoras na região central do Brasil favorece o início dos trabalhos no campo. O plantio da safra de verão já pode ser iniciado em áreas do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nos estados de Goiás e Minas Gerais, o plantio será liberado a partir do dia 30.
"A instabilidade que está sobre o Sul do país nestes últimos dias, não estão sendo volumes suficientes para que os produtores consigam avançar com o plantio da soja de forma satisfatória, já que a chuva não está sendo generalizada", disse a Climatempo apontando que o ritmo de plantio da soja está lento no país.
Veja o mapa com a precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Áreas da região Sul do Brasil já receberam chuvas nas últimas horas. De acordo com dados do Inmet, os cinco maiores acumulados ontem (29) foram registrados em Sete Quedas (MS): 50,8 mm, Jardim (MS): 46,6 mm, Vilhena (RO): 41,6 mm, São Miguel do Oeste (SC): 39,2 mm e Alegrete (RS): 38,4 mm.
Segundo o mapa do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, há tendência de o mês de outubro começar com baixos volumes sobre a maior parte da região central do Brasil. Apenas o Sul e Norte do país terão precipitações mais volumosas.
Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 27 de setembro até 13 de outubro:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Ainda nesta sexta-feira, segundo o Inmet, é esperado baixa umidade na Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
Germinação da Cultivar EXTRA IPRO. Faz. Jussara em Itiquira (MT). Envio de Leandro Gonçalves
Perdas por geada na cultura do trigo no sudoeste do Paraná. Envio do Técnico agropecuário Lucinei Cagol
Perdas por geada na cultura do trigo no sudoeste do Paraná. Envio do Técnico agropecuário Lucinei Cagol
Soja em Nueva Esperanza - Paraguay. Envio de Solange Tramontin
Colheita milho safrinha (consorciado com rusisienses) na Fazenda Renascença em Conceição da Aparecida (MG).
Trigo em Lagoa Vermelha (RS). Envio de Carlos Dellavalle Filho
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real