Tempo: Instabilidades seguem sobre o Sul e tempestades são previstas para SC e RS nesta 3ª

Publicado em 25/09/2018 11:09


Mapa com imagem de satélite para todo o Brasil nesta terça-feira (25) - Fonte: Inmet

Instabilidades seguem atuando sobre a região Sul do Brasil e esta terça-feira (25) será mais um dia de tempestades e altos acumulados sobre quase todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

São esperadas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 mm/dia e em alguns locais podem ocorrer ventos intensos. Há previsão de queda de granizo e risco de corte energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

"O Rio Grande do Sul já virá de dois dias com chuva forte e recebe mais chuva nesta terça-feira (25), aumentando o risco de enchentes. O granizo e o vento forte também podem causar danos como destelhamentos", disse Fabiana Weykamp, meteorologista da Climatempo.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (26/08 a 28/09) em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Veja o mapa das áreas com avisos nesta terça-feira:


Fonte: Inmet

A tendência é de que as instabilidades sigam no Sul até a próxima semana e pode atrapalhar o plantio de arroz, milho e os tratos culturais do trigo, segundo a Climatempo. Chuvas irregulares no Centro-Oeste também devem prejudicar o plantio da safra de verão.

Segundo dados do Inmet, os cinco maiores acumulados ontem (24) foram registrados em São Gabriel (RS): 104,2 mm, Caçapava do Sul (RS): 94,4 mm, Encruzilhada do Sul (RS): 81,6 mm, Santana do Livramento (RS): 80,0 mm e Camaquã (RS): 74,4 mm.

Segundo o mapa do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, mostra uma tendência de o mês de outubro já começar com baixos volumes de chuva sobre a maior parte da região central do Brasil, onde fica a maior parte das áreas produtoras. Apenas o Sul e Norte do país terão precipitações mais volumosas.

Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 25 de setembro até 11 de outubro:


Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Climatologicamente, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a primavera é caracterizada por ser um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil. "Há o início da convergência de umidade, que define a qualidade do período chuvoso sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste, bem como a parte centro-sul da Região Norte", explicou em prognóstico o instituto.

Leia mais:
Tempo: Primavera começa e traz irregularidade; início de outubro será de baixos volumes no BR central

Ainda nesta terça-feira, segundo o Inmet, a baixa umidade é esperada em áreas do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.


NS6601 em Coronel Vivida (PR). Envio de Marieli Portela


AgroCagol Assessoria e Assistência Técnica em acompanhamento do pleno desenvolvimento de germinação da cultura soja safra 2018/2019 na propriedade Sr. Alex Andre Cagol em Pranchita (PR). Envio do Técnico agropecuário Lucas Cagol.​


Final de tarde na Granja Zabott Palotina (PR). Envio de Edmilson Zabott.​


Colheita de trigo no em Tamarana (PR). Envio de Janaína Barbosa​


Soja em Xaxim (SC). Envio do Eng. Agrônomo Ednilson Angonese.​

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined