Tempo: Frio diminui no Sul do Brasil, mas nova frente fria é prevista para os próximos dias

Publicado em 28/08/2018 11:05


Imagem de satélite de todo o Brasil nesta terça-feira (28) - Fonte: Inmet

O frio no final de semana em áreas do Sul do Brasil perdeu força com o afastamento do centro da massa polar da região indo, agora, em direção ao oceano. Algumas localidades ainda terão baixas temperaturas nesta terça-feira (28), mas em nada vão lembrar os últimos dias. As instabilidades devem voltar nos próximos dias com uma nova frente fria.

"Ainda vai fazer frio pela manhã, mas nada comparado as madrugadas geladas dos últimos dias. Esquenta durante à tarde. As menores temperaturas deverão ser observadas nas serras gaúcha e catarinense e poderão ficar próximas de zero grau, ainda possibilitando a formação de geada", informa a Climatempo.

Os últimos dias foram de muito frio e com geadas em áreas produtoras, inclusive, com danos pontuais em lavouras de milho e trigo. Apesar do aumento nas temperaturas, algumas cidades do Sul do país ainda tiveram mínimas negativas ontem (27), segundo mostram dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 72 horas (29/08 a 31/08) em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

As dez menores temperaturas no país na segunda-feira foram registradas em General Carneiro (PR): -3,4°C, Serafina Corrêa (RS): -2,4°C, Vacaria (RS): -1,6°C, Laranjeiras do Sul (PR): -1,1°C, Caçador (SC): -0,9°C, Bom Jesus (RS): 0,0°C, São Joaquim (SC): 0,1°C, São José dos Ausentes (RS): 0,2°C, Lages (SC): 0,3°C e Curitibanos (SC): 0,4°C.

No último final de semana, as geadas atingiram pelo menos 30% das lavouras cultivadas com trigo no município de Coronel Vivida (PR), conforme disse ao Notícias Agrícolas o engenheiro agrônomo da localidade, Hélio de Carli. Atualmente, 75% das lavouras estão em fase de floração e granação, sendo que o restante está em estágio de enchimento de grãos.

Na região de Santa Rosa (RS), as lavouras do cereal também foram atingidas por pelo menos duas geadas no fim de semana. O levantamento dos prejuízos nas plantações da localidade ainda será realizado nos próximos dias. Cerca de 40% das lavouras estão em fase de espigamento e em torno de 60% em estágio de emborrachamento.

Do mesmo modo, as lavouras de milho também foram atingidas pelas geadas na região. "O cereal está em fase de germinação, ainda iremos avaliar nos próximos dias também. Mas é um susto grande aos produtores, o custo da lavoura de milho é alto", disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Rosa, Nelson Della Valli.

Veja mais:
» Geadas atingem 30% das lavouras de trigo em Coronel Vivida (PR) e clima segue no radar

» Trigo: Prejuízos ainda serão avaliados após a ocorrência de geadas na região de Santa Rosa (RS)

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (29/08 a 31/08) em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Apesar de uma condição mais firme a partir desta terça-feira, mais instabilidades são previstas para os próximos dias na região. "Outra frente fria já está prevista para chegar na quinta-feira (30) e juntamente com a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica, a chuva vai retornar com força. O Rio Grande do Sul em especial volta a ter temporais e chuva volumosa", disse a Climatempo.

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destacou que a  partir do dia 15 de setembro, algumas regiões já têm o fim do vazio sanitário decretado. Os produtores devem seguir monitorando a situação das chuvas, embora os volumes de agosto possam ter colaborado para os níveis de umidade no solo.

Veja mais:
» Semana seca em todo centro Sul do Brasil e temperaturas em elevação. Exceção para o extremo sul do RS que terá muita chuva

Ainda nesta terça-feira, segundo o Inmet, é prevista baixa umidade em áreas da Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins.


Lavoura de milho em New Haven, IN, EUA - Croup Tour 2018 - EUA


Florada do pêssego em Antônio Prado (RS). Envio de Robson Remussi - Téc Agrícola.


Geada ocorrida em Lagoa Vermelha (RS). Envio de Eng Agr. Carlos R. Dellavalle Filho - Deagro


Geada ocorrida em Lagoa Vermelha (RS). Envio de Eng Agr. Carlos R. Dellavalle Filho - Deagro​


Geada ocorrida em Lagoa Vermelha (RS). Envio de Eng Agr. Carlos R. Dellavalle Filho - Deagro


Geada no Trigo em Coronel Vivida (PR). Envio de Helio de Carli

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined