Clima: Tempestades são previstas para a região Sul do país nesta 4ª e acumulados podem chegar a 100 mm
Conforme antecipado pelo meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Mamedes Luiz Melo, as chuvas fortes chegaram a região Sul do Brasil e a previsão do instituto é de acumulados diários de até 100 milímetros nesta quarta-feira (20) em quase todo o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (20/12 a 22/12) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", reportou o instituto. O aviso vale para até 23h59 desta quarta-feira. O modelo Cosmo, no entanto, mostra instabilidades na região até pelo menos o fim de semana.
Em entrevista recente ao Notícias Agrícolas, Melo destacou a possibilidade de chuvas fortes no Sul do país devido ao avança de duas frentes frias.
No estado gaúcho, o volume de chuvas deve ser grande, podendo chegar a 100mm, com rajadas de vento mais intensas, especialmente na costa litorânea. Já para a quinta-feira, a frente fria incide sobre Santa Catarina e Paraná, com volumes de 70mm a 90mm em várias áreas. Na sexta, a concentração deve ser em São Paulo e no sudeste de Minas Gerais, com o fenômeno perdendo um pouco de sua intensidade.
Para o final de semana, uma outra frente fria deve chegar na mesma região e migrar para a área central do país ao longo do Natal. Uma instabilidade deve ser formada também para a área de Minas Gerais.
Veja o mapa das áreas com previsão de tempestade nesta 4ª:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Campanha, Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real