Clima: Alerta de tempestades nesta 4ª feira no MS e SP; chuvas volumosas seguem em MG e ES
As chuvas seguem em parte do Centro-Oeste e Sudeste nesta quarta-feira (6). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), inclusive, alerta para perigo potencial com tempestades em todo o Mato Grosso do Sul e Oeste de São Paulo. Instabilidades também seguem presentes nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e na região Sul da Bahia com a ocorrência de dois sistemas de baixa pressão.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (07/12 a 09/12) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", disse o Inmet em alerta. O aviso vale para até às 12h desta quarta em diversas áreas de São Paulo e todo Mato Grosso do Sul. Portanto, os produtores devem ficar atentos às previsões específicas de suas lavouras.
Veja o mapa das áreas com previsão de tempestade nesta 4ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Ribeirão Preto, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Presidente Prudente/Marília/Assis, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense
Muita chuva ainda em MG e ES
Além da previsão de tempestades, as chuvas também continuam sobre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O primeiro já conta com registro de mortes com alagamentos em diversas cidades em situação de emergência. O Sul da Bahia também deve ter chuvas.
Segundo a Climatempo, com base em dados do Inmet, somente entre o começo da noite de ontem até 8 horas da manhã de hoje, a cidade de Pompeu (MG) teve 93,6 mm de chuva. Em Uberlândia (MG), choveu quase 46 mm entre 2 horas da madrugada e 8 horas da manhã.
No Espírito Santo, acumulados expressivos também foram registrados nas últimas horas. Em Nova Venécia (ES), entre 17h e 18h, foram acumulados cerca de 85 mm, segundo a Climatempo com base em informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real