Excesso de chuva causa atraso no plantio do trigo e aveia, além de prejuízos em outras culturas na região de Ijuí (RS)
Além de causar prejuízos no desenvolvimento das culturas de inverno, o excesso de chuva do momento resulta no atraso do plantio. O mais recente informativo conjuntural do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, aponta que já terminou o período do zoneamento recomendado para implantação da aveia branca e nem todos os agricultores efetuaram o plantio.
Inclusive há produtores com financiamento bancário aprovado. Dos cerca de 80 mil hectares de aveia branca projetados para a atual safra dentre os 46 municípios da Emater regional de Ijuí, o cultivo está em torno de 60%. Já no tocante ao trigo, o período ideal para plantio segue até o final deste mês. Gilberto Bortolini, agrônomo da Emater regional, explica que houve cultivo de aproximadamente 10% da área. Em anos anteriores, nesta época, o percentual estava entre 30 e 40%.
No milho de segunda safra ocorre bastante acamamento, porém ele acredita que ainda é possível realizar silagem com grande parte do produto. Porém, para colheita possivelmente vai ser impossível, pois já há registro de espigas que começam germinar. A Emater regional de Ijuí ainda informa que o que ficou nas lavouras de soja de segunda safra e feijão haverá perda muito grande.
Veja a notícia na íntegra no site da Rádio Progresso de Ijuí