Sexta-feira de chuvosa no Sul e irregularidade no restante do Brasil

Publicado em 18/12/2015 06:06

Uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, onde já provoca chuvas fortes em boa parte do Rio Grande Sul desde a noite de ontem. E com o avanço desse Sistema há previsões de chuvas para Santa Catarina, Paraná e faixa sul do Mato Grosso do Sul ao longo do dia. Essas chuvas voltam a deixar as condições desfavoráveis à realização dos tratos culturais e até mesmo ao plantio e colheita. E com o avanço desse sistema meteorológico há previsões também para chuvas em boa parte da região Sudeste e até mesmo em partes do Centro-oeste. Pois, áreas de instabilidade irão deixar o tempo bem instável sobre o Mato Grosso e Góias, onde poderão vir a ocorrer pancadas de chuvas ao longo dessa sexta-feira.

Mas será entre o domingo e a segunda-feira que chuvas deverão ocorrer sobre as áreas produtoras do Mato Grosso e até mesmo nas regiões produtoras do MATOPIBA. Essas chuvas continuarão sendo irregulares em toda a faixa central e norte do Brasil, mas ocorrerão, proporcionando melhores condições ao desenvolvimento das lavouras e principalmente ao plantio que nessas áreas ainda se encontram bem atrasados tanto em relação ao ano passado quanto à media dos últimos anos.

E a tendencia é que esse período mais instável deva persistir ao longo de toda a semana, com possibilidades de pancadas de chuvas em todo o Centro-oeste, Sudeste e no MATOPIBA e Pará. Mas como são chuvas irregulares, poderão vir a ocorrer bons volumes numa determina área e na vizinha, zero.

Mesmo com essa irregularidade, processos de colheita da cana de açucar e do citros deverá ser prejudicada. Mas para o café serão bastante beneficas, visto que manterão os solos com bons niveis de umidade em todas as áreas cafeeiras do Brasil.

Por: Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte: Somar Meteorologia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Grande do Sul terá nova sequência de dias chuvosos, mostra Inmet
La Niña ameaça América Latina com furacões e secas, segundo especialistas
Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio
Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram