Semana começa com previsão para pancadas de chuvas em boa do Brasil

Publicado em 30/11/2015 06:08

Áreas de instabilidade mantém o céu com muitas nuvens em grande parte da região central do Brasil nessa manhã de segunda-feira. Com isso, há previsão para novas pancadas de chuvas sobre o Sudeste, Centro-oeste e Paraná ao longo do dia. Mas como vem ocorrendo, essas pancadas continuarão sendo irregulares. Sendo que a partir da quarta feira o tempo abre sobre o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, onde voltará a possibilidade para um novo período de chuvas ainda mais irregulares. Até mesmo em São Paulo e Minas Gerais as chuvas tendem a ficarem também bem irregulares durante essa semana. Complicando ainda mais a vida dos produtores, principalmente de soja do centro-oeste, já que existem diversas localidades que apresentam níveis muito baixos de umidade do solo, onde já há mortes de lavouras.

Como em São Paulo há previsões para pancadas de chuvas pontuais ao longo dessa semana, os trabalhos de colheita da cana de açúcar que entra na reta final, bem como nas áreas produtoras de Minas Gerais poderá ser realizado sem maiores transtornos. Assim, como o desenvolvimento das culturas perenes, que mesmo com essa previsão para chuvas apenas na forma de pancadas, as condições ainda se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras.

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina a semana começa com tempo aberto e sem previsões para chuvas, permitindo a continuidade dos trabalhos de plantio e dos tratos culturais, mas a partir de amanhã o tempo vira e voltará a chover, sendo que essas chuvas deverão persistir ao longo da semana. Porém, a metade sul do Estado gaúcho deverá ter poucas chuvas, no máximo algumas eventuais pancadas.

No MATOPIBA, assim como no Pará, a semana será marcada pelo tempo mais firme e possibilidades apenas de eventuais pancadas de chuvas, mais muito localizadas e de baixa intensidade. Reduzindo os níveis de umidade do solo e atrapalhando o pleno andamento do plantio e também o desenvolvimento das lavouras.  

Por: Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte: Somar Meteorologia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Grande do Sul terá nova sequência de dias chuvosos, mostra Inmet
La Niña ameaça América Latina com furacões e secas, segundo especialistas
Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio
Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram