Trabalhadores de frigoríficos nos EUA recebem prioridade para vacina sob as diretrizes do CDC
Os trabalhadores do empacotamento de carne e do processamento de aves devem estar entre os próximos na linha de frente para vacinas contra o coronavírus, de acordo com as diretrizes aprovadas pelo comitê consultivo dos Centros de Controle de Doenças dos EUA.
Surtos do vírus em algumas fábricas durante a primavera causaram paralisações que levaram à escassez temporária de carne e novos casos recentemente surgiram nas instalações. De acordo com um estudo, até um em cada 12 casos de Covid-19 durante o estágio inicial da pandemia nos Estados Unidos pode estar relacionado a surtos em frigoríficos e subsequente disseminação nas comunidades vizinhas .
As empresas frigoríficas vinham fazendo lobby com funcionários federais e estaduais para priorizar os trabalhadores da indústria, e o North American Meat Institute , uma associação comercial, acolheu a recomendação como “um passo crítico para a segurança de longo prazo” dos funcionários.
A primeira rodada de vacinações, que começou na semana passada, está indo principalmente para profissionais de saúde e residentes de instituições de longa permanência.
As recomendações do comitê consultivo , divulgadas no domingo, incluem funcionários de alimentos e agricultura em uma categoria de trabalhadores essenciais da linha de frente que receberão prioridade na segunda rodada de vacinações, junto com americanos idosos com 75 anos ou mais.
As recomendações colocam os frigoríficos à frente dos americanos com idade entre 65 e 74 anos e dos americanos mais jovens com condições médicas que os colocam em risco, que seriam uma terceira parcela. As diretrizes federais são apenas recomendações e os governos estaduais podem estabelecer suas próprias prioridades para a distribuição de vacinas.
Marc Perrone, presidente da United Food and Commercial Workers International Union, disse que proteger os funcionários da indústria de alimentos “é essencial para manter nossas comunidades seguras e impedir futuros surtos nesses locais de trabalho de alta exposição”.
Grupos comerciais, incluindo a Household & Commercial Products Association e gigantes corporativos como a Amazon.com Inc. têm se esforçado para priorizar seus funcionários. Suas batalhas podem se tornar mais locais conforme os estados definem suas prioridades.
Kansas já anunciou que trabalhadores de frigoríficos e de supermercados estarão próximos do topo da lista
Cerca de 24 milhões de profissionais de saúde e residentes de longa permanência se enquadram no primeiro grupo elegível para vacinas Covid-19. O próximo grupo, idosos com 75 anos ou mais e trabalhadores essenciais da linha de frente, inclui cerca de 49 milhões de pessoas.