FAO mostra que carnes continuam não participando da alta de preços dos alimentos

Publicado em 04/12/2020 08:21

Comunicado desta quinta-feira (3) da FAO mostra que os alimentos mantêm as altas de preço iniciadas em junho passado. Mas essas altas continuam não contando com a participação das carnes, cujos preços permanecem em declínio quase contínuo desde janeiro de 2020. Quer dizer: não caíram em novembro, mas a variação positiva registrada no mês foi pouco significativa.

No mês passado, o Índice FAO de Preço dos Alimentos (FFPI, na sigla em inglês) registrou média de 105 pontos (2014/2016 = 100 pontos), resultado que significou aumento de 4 pontos ou 3,92% sobre o mês anterior e de 6,48% (6,4 pontos) sobre o mesmo mês do ano passado.

Esse aumento – ressalta a FAO – correspondeu não só à maior variação mensal registrada desde julho de 2012, mas também fez com que o FFPI atingisse seu mais elevado nível desde novembro de 2014.

Todos os subíndices do FFPI acompanhados pela FAO registraram ganhos em novembro. O maior aumento (quase 15%) foi o dos óleos vegetais, seguido pelo açúcar (+3,33%) e pelos cereais (+2,45%). Laticínios e carnes tiveram ganhos apenas marginais, de 0,87% e 0,91%.

Já na comparação com os preços de um ano atrás, quatro desses cinco subíndices obtiveram ganhos. O maior continuou com os óleos vegetais (+30,77%), vindo a seguir os cereais (+19,92%), o açúcar (+10,53%) e os laticínios (+2,74%). Ou seja: as carnes permaneceram na contramão, pois, ao contrários dos demais subíndices, seus preços em novembro último foram quase 14% menores que os do mesmo mês do ano passado.

Tags:

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abertura de mercado no Chile para vísceras comestíveis
Cargill suspende produção em unidade de carne no Kansas após desabamento parcial do telhado
Setor de proteína animal se pronuncia sobre a respeito da Medida Provisória do PIS/Cofins
IBGE: Abate de bovinos atinge recorde na série histórica; frangos e suínos têm queda
JBS diz que China bloqueou carne bovina de fábrica nos EUA após detecção de aditivo