Desempenho exportador das carnes em novembro de 2020

Publicado em 02/12/2020 08:12

Pelo terceiro mês consecutivo neste ano, a receita cambial gerada pelas exportações de carnes in natura apresentam resultado inferior ao do mesmo mês do ano passado. Em novembro, a receita do setor somou US$1,356 bilhão, valor que significou queda de, praticamente, 2,5% sobre a receita cambial de novembro de 2019.

O que ocasionou o déficit não foi o volume embarcado. Pelo contrário, as três carnes registraram aumento de volume, modesto para a carne de frango (+3,48%), pouco superior para a carne bovina (+7,84%) e ainda significativo para a carne suína (+32,36%).

O problema, pois, concentrou-se na queda do preço médio, da qual livrou-se apenas a carne suína, mas por margem (+2,89%) que já causa preocupação. A carne bovina registrou no mês redução de 9% no preço médio, enquanto a perda de preço da carne de frango aproximou-se dos 17%.

Como resultado final, apenas a carne suína registrou aumento na receita cambial – de 36% em relação a novembro de 2019, mas graças sobretudo ao maior volume embarcado. Já a receita da carne bovina recuou perto de 2% e a de carne de frango mais de 14%.

Tags:

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abertura de mercado no Chile para vísceras comestíveis
Cargill suspende produção em unidade de carne no Kansas após desabamento parcial do telhado
Setor de proteína animal se pronuncia sobre a respeito da Medida Provisória do PIS/Cofins
IBGE: Abate de bovinos atinge recorde na série histórica; frangos e suínos têm queda
JBS diz que China bloqueou carne bovina de fábrica nos EUA após detecção de aditivo