Arábia Saudita suspendeu as importações de carne da Turquia
A Arábia Saudita suspendeu formalmente as importações de carne, ovos e outros produtos da Turquia no início deste mês, disse o sindicato dos exportadores turcos, após um boicote informal de meses a produtos turcos por causa de tensões políticas entre os dois rivais regionais.
Os exportadores turcos relataram obstáculos crescentes ao comércio na Arábia Saudita, uma vez que os empresários do estado do Golfo Árabe lideraram pedidos de proibição das importações turcas e os laços entre os dois países se deterioraram.
Já tensas por ambições rivais de influência regional, essas relações mergulharam em crise há dois anos, quando agentes sauditas mataram o proeminente jornalista saudita Jamal Khashoggi no consulado saudita em Istambul.
Ancara disse ter sido informada por Riad que não há boicote formal, mas o sindicato dos exportadores disse ter sido informado pelo ministério do comércio da Turquia que as importações de alguns produtos turcos foram suspensas no início deste mês.
“As importações de nosso país de carnes vermelhas e derivados, carnes brancas e derivados, derivados de água, ovos e mel e seus derivados, bem como leite e ... alternativas ao leite materno, foram suspensas a partir de 15 de novembro”, informou o sindicato disse a seus membros em um e-mail obtido pela Reuters.
Ninguém pôde ser contatado na embaixada saudita em Ancara na sexta-feira. O Ministério do Comércio da Turquia não estava disponível para comentários imediatos.
A Assembleia de Exportadores da Turquia disse que as exportações para a Arábia Saudita caíram 16% nos primeiros 10 meses deste ano, para US $ 2,23 bilhões.
O ministro do Comércio da Turquia, Ruhsar Pekcan, disse nesta semana que Riade insistiu que não havia boicote oficial aos produtos turcos - algo que Ancara poderia contestar formalmente por meio da Organização Mundial do Comércio.
“... esperamos medidas concretas para resolver os problemas em nossas relações comerciais e econômicas”, disse Pekcan ao jornal Sabah. “Nossos colegas nos disseram que não havia uma decisão formal, que havia alguns problemas excepcionais.”
O presidente Tayyip Erdogan e o rei Salman da Arábia Saudita concordaram em um telefonema na semana passada em “manter os canais de diálogo abertos para melhorar os laços bilaterais e superar as questões”, disse a presidência turca.
Ambos os países têm motivos para acalmar as tensões enquanto se preparam para mudanças sob um novo governo dos EUA. O presidente eleito Joe Biden, que criticou duramente Erdogan, enfrentará pressão do Congresso para sancionar a Turquia por comprar equipamento de defesa russo e prometeu reavaliar os laços com a Arábia Saudita.
Mas não houve nenhum sinal imediato de reaproximação saudita-turca, e algumas empresas turcas dizem que estão sentindo a dor há alguns meses.
“Mesmo não havendo proibição oficial, não pudemos enviar muitos produtos para a Arábia Saudita, inclusive produtos de frango”, disse Sait Koca, gerente geral de uma empresa avícola.
Semanas de atrasos na chegada significaram que as vendas de produtos como ovos para incubação, que precisam ser movimentados rapidamente, já haviam entrado em colapso, disse ele.