Entre as carnes, menor recuo de preço no mercado internacional é da carne de frango

Publicado em 06/11/2020 08:48

O recuo foi mínimo – queda mensal de 0,18%. Mas nem mesmo a carne de frango escapou da baixa de preços que atingiu o mercado internacional de carnes em outubro passado.

De acordo com a FAO, ao recuar para pouco menos de 90,7 pontos, seu Índice de Preços para as carnes sofreu a influência, sobretudo, da carne suína, cujos preços registraram queda mensal de 1%, anual de 15,9% e, neste ano, de mais de 20%.

Na sequência vem a carne bovina, cujos preços retrocederam 0,86% de setembro para outubro e mais de 6,5% em relação a outubro de 2019. No ano, a queda ficou próxima de 13,5%.

Embora seu preço tenha recuado apenas 0,18% no último mês, a carne de frango enfrentou redução de 11,40% em comparação a outubro de 2019, enquanto neste ano (comparação com os preços registrados em dezembro/19) o retrocesso se encontra em, praticamente, 12%.

De acordo com a FAO, as reduções registradas têm as seguintes justificativas:

- Carne suína: queda nos preços da Alemanha (por extensão, no mercado internacional), como consequência da continuidade das restrições de importação impostas pela China ao produto alemão;

- Carne bovina: embora a Austrália tenha reduzido sua oferta (para atender a demanda interna visando à reposição do rebanho), os preços recuaram devido à fraca demanda dos EUA e ao aumento dos embarques por parte da América do Sul;

- Carne de frango: queda de preços decorrente, parcialmente, da redução nos pedidos efetuados pela China e Arábia Saudita.

Não obstante a nova redução, é oportuno considerar que há quatro meses – isto é, desde o início do segundo semestre – os preços da carne de frango registram raro período de estabilidade, com variações entre valores máximo e mínimo que não chegam a 1%.

Tags:

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abertura de mercado no Chile para vísceras comestíveis
Cargill suspende produção em unidade de carne no Kansas após desabamento parcial do telhado
Setor de proteína animal se pronuncia sobre a respeito da Medida Provisória do PIS/Cofins
IBGE: Abate de bovinos atinge recorde na série histórica; frangos e suínos têm queda
JBS diz que China bloqueou carne bovina de fábrica nos EUA após detecção de aditivo