Hong Kong apreende US$ 50 milhões em carnes que seriam contrabandeadas para China continental

Publicado em 29/11/2019 20:56

PEQUIM/HONG KONG (Reuters) - As alfândegas de Hong Kong apreenderam cerca de 540 toneladas de carne congelada em um caso de contrabando, com valor de mercado estimado em cerca de 50 milhões de dólares, disse a autoridade em comunicado nesta sexta-feira.

A carne foi encontrada a bordo de quatro navios de pesca suspeitos que deixavam Hong Kong, afirmou o órgão aduaneiro. A emissora local RTHK informou que os navios supostamente atracariam na porção continental da China.

Os preços das carnes na China atingiram máximas recordes após um surto de peste suína africana devastar o rebanho de porcos do país, o que transformou o contrabando de carnes em uma atividade mais lucrativa do que em qualquer momento do passado.

De acordo com as alfândegas de Hong Kong, seis homens, de idades entre 52 anos e 64 anos, foram presos. O comunicado, porém, não especifica qual tipo de carne os seis transportavam.

Para garantir as ofertas no mercado, a China tem aumentado suas importações de proteínas, com as chegadas de carne suína dobrando em outubro em relação ao ano anterior e as de carne bovina avançando 63,2% no ano.

(Por Muyu Xu em Pequim e Twinnie Siu em Hong Kong)

China importará mais de 6 milhões de toneladas de carne em 2019

Beijing, 29 nov (Xinhua) -- A China estimulará ainda mais as importações de carne, fazendo com que o total importado potencialmente supere 6 milhões de toneladas este ano, informou na quinta-feira o Ministério do Comércio.

Desse volume, as importações de carne suína e os produtos relacionados devem atingir 3 milhões de toneladas, disse o porta-voz da pasta, Gao Feng, em uma entrevista coletiva.

A medida faz parte dos esforços do país para aumentar o abastecimento de carne e estabilizar os preços, já que a febre suína africana afeta o mercado de carne suína.

O governo continuará liberando reservas de suínos, melhorando as relações entre a produção e as vendas e divulgando informações de mercado de forma oportuna, segundo Gao.

Os preços da carne suína na China estão diminuindo graças a uma série de medidas. Os preços médios no atacado da semana passada das 36 principais cidades do país caíram 8,6% em relação à semana anterior, mostraram os dados da pasta.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nota Oficial: Nelore/MS cobra reparação do Carrefour Brasil e França
Carnes do Mercosul: Abiec lamenta posicionamento de CEO do Carrefour
Mapa rechaça declaração do CEO do Carrefour sobre carnes produzidas no Mercosul
Trimestrais da pecuária: cresce o abate de bovinos, suínos e frangos
Abiec destaca avanços do Brasil em sustentabilidade na pecuária, em conferência mundial
Assinatura eletrônica para certificados sanitários para produtos de origem animal alcança 50 mil solicitações
undefined