Exportação de carne in natura é principal tema na agenda de Tereza Cristina nos EUA
A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que acompanha viagem do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, disse, nesta segunda-feira (18), falou da expectativa voltar a ter relacionamento mais próximo com os EUA. “Um dos temas principais será o retorno das exportações de carne brasileira in natura desossada, mas também não é um assunto que esperamos levar uma solução pronta”, afirmou.
“Estamos retornando, colocando à mesa novamente esse tema que é importante para o mercado de carne bovina brasileiro”, disse a ministra, lembrando que nesta terça-feira (19) irá se encontrar com o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, no Departamento de Agricultura. “É uma reaproximação com a Secretaria de Agricultura e vamos tratar também de outros temas importantes para os dois países. Isso depois evoluirá de maneira normal”, declarou
Na manhã de hoje, a ministra se reuniu com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno.
Ainda na terça-feira, Tereza Cristina acompanhará o presidente Bolsonaro na visita à Casa Branca. O presidente terá encontro privado com o presidente Donald Trump e, depois, haverá almoço de trabalho com a participação de toda a comitiva.
De Washington, a ministra seguirá a Nova Iorque, onde será a convidada de honra em evento do Council of The Americas, no Hotel Plaza Athénée, com investidores e executivos internacionais. De início, haverá uma reunião com a CEO do Council of The Americas, Susan Segal, e depois um café da manhã privado com cerca de 20 pessoas. A ministra fará um pequeno pronunciamento e responderá perguntas dos participantes. No fim, haverá um espaço para a concessão de entrevistas à imprensa.
Depois, Tereza Cristina participará de evento do Banco do Brasil em parceria com a Brazilian American Chamber of Commerce.
Na quinta-feira (21), terá um café da amanhã com executivos e empresários no The National Hotel, em evento promovido pela XP Investimentos. À tarde, viajará de volta ao Brasil.