BRF prepara IPO de US$ 1,5 bi da OneFoods entre março e abril
Por Guillermo Parra-Bernal e Tatiana Bautzer
SÃO PAULO (Reuters) - A BRF está se preparando para tentar levantar cerca de 1,5 bilhão de dólares com a venda de participação de 20 por cento da unidade OneFoods, focada em alimentos para o público muçulmano, por meio de uma oferta pública inicial de ações (IPO), afirmaram nesta quinta-feira duas fontes com conhecimento direto do assunto.
A BRF é a maior exportadora mundial de carne de frango e espera precificar a operação até o final de março ou início de abril, dependendo das condições dos mercados, afirmaram as fontes. Londres provavelmente será escolhida como local para a listagem, acrescentaram.
Os recursos do IPO poderão ser usados para ajudar a impulsionar a unidade em países muçulmanos da Ásia. A companhia já controla 45 por cento do mercado de produtos de frango na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Catar e Omã.
O início das operações da OneFoods foi anunciado oficialmente na quarta-feira. Até então, a unidade era conhecida como Sadia Halal. De acordo com a BRF, a OneFoods é a maior companhia halal de proteína animal do mundo e atuará em um mercado estimado de 1,8 bilhão de pessoas.
Com sede em Dubai, a OneFoods tem cerca de 15 mil funcionários e cadeia integrada, com fornecimento de produtos por meio de dez fábricas, sendo oito localizadas no Brasil, uma nos Emirados Árabes Unidos e uma na Malásia.
As ações da BRF subiram 1,6 por cento, para 49,68 reais na máxima da sessão verificada mais cedo, mas perderam o fôlego e recuavam 0,37 por cento, a 48,73 reais, às 12:33. O Ibovespa tinha variação positiva de 0,2 por cento.
Em nota a clientes, o BTG Pactual diz que o IPO da OneFoods ajudaria a BRF a "destravar bastante valor".
A BRF contratou unidades dos bancos de investimento Bank of America e Morgan Stanley para assessorá-la no IPO da OneFoods. O Citigroup também participa da operação, disseram as fontes.
As empresas não comentaram o assunto.
Segundo uma das fontes, a BRF estima que a OneFoods tenha um valor de 6,5 bilhões de dólares.
(Com reportagem adicional de Paula Arend Laier)