Carne suína: exportações para a China explodem

Publicado em 19/12/2016 06:33

Estão sendo excelentes as exportações brasileiras de carne suína em 2016 para a China. O país asiático, que retornou ao mercado em 2015, comprou 82,1 mil toneladas de janeiro a novembro deste ano, ou 1,952% a mais diante de 2015. E tudo indica que a China deva adquirir muito mais carne de porco em 2017.

As vendas externas mundiais do produto totalizaram 682 mil toneladas de janeiro a novembro do ano passado, significativos 34% a mais na comparação com 2015. Ricardo Santin, vice-presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), me disse que as exportações em 2016 foram fundamentais para o desempenho da suinocultura nacional no ano passado, já que internamente o cenário foi adverso, com preço alto da saca de milho atrapalhando demais a vida dos produtores. Conversei com Santin na coletiva da ABPA, realizada em São Paulo nesta semana.

Frangos

Na área do frango, o cenário é seguinte: Em volume, as exportações neste ano deverão aumentar 2% em relação a 2015, somando 4,39 milhões de toneladas. É recorde. A receita poderá fechar em US$ 6,875 bilhões, ficando 4,1% abaixo do saldo apurado em 2015. É que houve variação do dólar ao longo do ano. Já o consumo interno per capita, que vinha forte, caiu 4,9%, para 41,1 quilos por habitante, contra os 43,2 quilos de 2015. Motivo: a crise econômica e seus efeitos no bolso do brasileiro. Lembro que o consumo de aves cresceu substantivamente no país nos últimos anos.

Rações

Quem também divulgou seus resultados nesta semana foi o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações). A expectativa é de que o setor feche este ano estável, com uma produção de 66,8 milhões de toneladas de rações animal, volume praticamente semelhante ao de 2015. Entre janeiro e setembro de 2016, a produção registrou um leve aumento de 1%. E sabe qual segmento apresentou a maior expansão entre todos os outros? O de suínos, com 3,4%.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Grande do Sul: Mais de 100 dias após as enchentes, pecuária gaúcha sofre desde escassez de recursos para reconstrução até dificuldades com pastagens
Itaú BBA vê empresas de processados como potenciais alvos para JBS
Abates de bovinos, suínos e frangos crescem frente ao mesmo período do ano anterior, aponta IBGE
Webinar da Faesc aborda mercado de carnes e situação econômica global
China pretende controlar produção de laticínios e carne bovina, já que vendas fracas afetam preços
Proposta define regras para rotulagem da carne bovina