Cafeicultores incluídos no Certifica Minas terão redução de juros em linha do Plano Safra

Publicado em 16/07/2024 10:47
Benefício estará disponível a partir de janeiro do ano que vem. Governo de Minas atua para que a redução de juros seja estendida a todos os produtores certificados pela política pública

Cafeicultores que têm a certificação do Certifica Minas Café serão beneficiados com o abatimento de 0,5% na taxa de juros do crédito rural obtidos através do Plano Safra. A medida vai beneficiar 802 cafeicultores que têm a certificação do programa do Governo de Minas.

Durante o lançamento do Plano Safra, na última semana, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), fez o anúncio do benefício que será concedido a quem estiver reconhecido como Produção Integrada, e o programa de certificação do Governo de Minas tem esse reconhecimento do ministério.

“As regras e o detalhamento dos procedimentos necessários à obtenção do benefício ainda serão regulamentados pelo ministério, mas esta é uma grande conquista. O benefício estará disponível para os produtores a partir de janeiro do ano que vem”, informa o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes.  

Desde o ano passado, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), vem mantendo entendimento com o MAPA para que os produtores do Certifica Minas Café fossem beneficiados com esta redução na taxa de juros no crédito rural.

Agora, o Ministério da Economia já regulamentou e reconheceu os programas que têm essa validação. Neste primeiro momento, só os produtores do Certificaminas Café serão beneficiados, mas a Secretaria de Agricultura já iniciou as negociações para inclusão dos produtores de todos os outros escopos que fazem parte do programa: algodão, azeite, cachaça, produtos orgânicos e Sem Agrotóxico (SAT), carne bovina, frango, ovos caipiras, hortaliças, leite, mel e Queijo Minas Artesanal.

Além dos produtores que adotam boas práticas agrícolas, também serão beneficiados com a redução de 0,5% na taxa de juros os produtores que tiverem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) analisado pelo Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar).

Os produtores certificados pelos programas que utilizam boas práticas agrícolas e que tiverem o CAR analisado terão direito aos dois benefícios, totalizando a redução de 1% nos juros do crédito rural.

O Programa de Certificação de Produtos Agropecuários e Agroindustriais de Minas (Certifica Minas) é coordenado pela Secretaria de Agricultura e executado pelas suas vinculadas. Atualmente, 889 produtores são certificados pelo programa em todos os escopos. A certificação de café, responde por 90% do total e está entre as maiores certificações do café do país.

Nas propriedades certificadas pelo programa, os resultados são a otimização no uso dos recursos naturais, a mitigação dos impactos ambientais, a preservação da biodiversidade, além do cumprimento das leis trabalhistas. 

Como funciona

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) leva as orientações aos produtores para a adequação de seus sistemas produtivos, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o órgão responsável pelas auditorias nas propriedades e agroindústrias, pela validação e publicação das normas de certificação também pela emissão do selo e certificado do programa.

Já a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) desenvolve pesquisas agropecuárias voltadas para a certificação, além de participar das capacitações e treinamentos promovidos pela Secretaria de Agricultura.

Com adesão voluntária, o produtor interessado deve procurar os escritórios da Emater-MG ou do IMA em seu município. As normas que regem o processo de certificação do estão disponíveis neste link.

Fonte: Seapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Começam as inscrições para o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2024
Cafeicultores incluídos no Certifica Minas terão redução de juros em linha do Plano Safra
Café: Colheita no Brasil avança, mas preços avançam com preocupação na oferta
Depois de 21 anos, Espírito Santo supera seu recorde histórico de exportações de café, mas em apenas 4,5 mil sacas
Preços do café em NY e Londres caem nesta segunda-feira (15)