Europa consumirá 53,7 milhões de sacas de café em doze meses

Publicado em 18/06/2024 09:16
Consumo europeu representará 30% da demanda mundial, Ásia & Oceania – 26%, América do Norte – 17,5%, América do Sul – 15,9%, África – 7%, e Caribe, América Central & México – 3,6%

O total da demanda mundial de café estimada para o período acumulado de doze meses, no caso de outubro de 2023 a setembro de 2024, com base em dados preliminares levantados, deverá totalizar 177 milhões de sacas de 60kg, volume físico que representará um aumento de 2,2% em relação ao que foi consumido no mesmo período anterior, o qual atingiu 173,1 milhões de sacas.

Neste mesmo contexto, vale também destacar que o total da produção mundial de café estimada, para o acumulado do mesmo período, deverá somar em torno de 178 milhões de sacas, safra global que será superior em apenas um milhão de sacas, na comparação com o consumo estimado citado. Contudo, em relação à safra anterior, tal estimativa representará um aumento de 5,8%, haja vista que a produção global anterior foi calculada em 168,2 milhões de sacas.

Com relação especificamente à produção mundial, verifica-se que a safra exclusivamente da espécie de Coffea arabica (arábica), por ter sido calculada em 102,2 milhões de sacas, representará 58% da global, e, adicionalmente, que os cafés da espécie de Coffea canephora (robusta+conilon), cuja safra foi prevista em 75,8 milhões de sacas, representarão 42% da produção mundial de café, caso esses números de fato se confirmem em setembro de 2024.

Fonte: Embrapa Café

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café tem semana agitada, mas encerra apenas com ajustes nos preços e abaixo de 230 cents/lbp
Mercado do café especial é aquecido, traz um universo de oportunidades e festival transforma São Paulo em um hub de negócios para o setor
Café: Volatilidade é mantida e preços voltam a cair enquanto mercado monitora Brasil
Café: Mercado ainda está confuso, entra em fase climática e sobe desce deve permanecer no médio prazo
Colômbia espera poder ultrapassar 12 milhões de sacas de arábica em 2024