IBGE estima safra de café do Brasil acima de 60 mi sacas

Publicado em 13/06/2024 14:25 e atualizado em 13/06/2024 15:47

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de café do Brasil foi estimada nesta quinta-feira em 61,4 milhões de sacas de 60 kg, com alta de 1,9% ante a projeção do mês anterior, de acordo com avaliação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A estimativa para a safra que está sendo colhida indica aumento de 7,7% em relação ao total de 2023, considerando a produção de grãos arábicas e canéforas (conilon e robusta).

A previsão para o maior produtor e exportador global foi elevada apesar de agentes do mercado relatarem uma colheita de grãos miúdos no Brasil, neste início dos trabalhos, que já atingem 20% da produção prevista em algumas áreas de arábica.

A projeção do IBGE está acima da estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que em maio elevou a previsão para 58,8 milhões de sacas. Estimativas do mercado apontam números ainda maiores, em torno de 67 milhões de sacas, enquanto o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) projeta 69,9 milhões de sacas.

Para o café arábica, a produção estimada pelo IBGE em 2024 é de 42,3 milhões de sacas, aumentos de 2,4% em relação à previsão anterior e de 7,1% em relação ao ano passado.

A safra de 2024 é bienalidade positiva para o café arábica, afirmou o IBGE, para explicar o crescimento.

O instituto lembrou ainda que, em 2023, embora a safra do café arábica fosse de bienalidade negativa, a produção apresentou crescimento quando comparado com 2022, com o clima favorável e "inversão da bienalidade" em algumas áreas.

Para o café canéfora, a estimativa da produção ficou em 19,1 milhões de sacas de 60 kg, acréscimo de 0,9% em relação ao mês anterior.

Em relação a 2023, a produção deve aumentar 9,1%, resultado dos crescimentos de 6,3% no rendimento médio e de 2,7% na área colhida, disse o IBGE.

(Por Roberto Samora e Rodrigo Viga Gaier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do café se estabilizaram mistos nas bolsas de NY e Londres durante esta 5ª feira (05)
Bolsa de NY passa a trabalhar com aumento de 0,98% nos vencimentos do arábica
Café: preços seguem em volatilidade acompanhando as condições climáticas no Brasil
Mercado cafeeiro fecha com altas significativas nesta 4ª feira (04)
Impacto da seca excessiva no Brasil nas lavouras de café do Sudoeste de Minas Gerais
Arábica avança com perdas moderadas nos vencimentos futuros