Cooabriel eleva exportações diretas de café em 28% em 2023
SÃO PAULO (Reuters) - A Cooabriel, maior cooperativa de café conilon do Brasil, registrou um aumento de 28% no volume exportado diretamente em 2023 ante 2022, para mais de 152 mil sacas de 60 kg, em meio a uma maior demanda e melhora da qualidade do grão, informou a instituição.
A demanda por cafés canéforas (conilon/robusta) do Brasil tem sido forte, impulsionando os embarques nacionais, à medida que o país atende uma procura adicional na esteira da menor oferta de países como Vietnã e Indonésia. Isso elevou os preços do conilon para patamares historicamente elevados, disparando vendas.
Além disso, os negócios da Cooabriel são impulsionados por investimentos para vendas diretas de café, sem a intermediação de tradings, nos últimos anos, em busca de melhor remuneração ao cooperados.
"Nossa expectativa é criar mais oportunidades para abastecer o mercado externo com café conilon. Tem sido observada uma melhoria significativa na qualidade do conilon e isso contribui com o avanço da exportação", disse o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, em nota.
"O propósito é buscar mercados com valores diferenciados para que se consiga também melhorar a remuneração ao produtor", acrescentou.
A cooperativa tem vendido para clientes tradicionais, como Rússia e Colômbia, e também alcançado destinos inéditos, como Alemanha e Portugal.
A cooperativa também destacou a jornada para a melhoria da qualidade dos grãos.
"O avanço no cenário internacional passa pela melhoria contínua da qualidade, através do aprimoramento dos processos de produção dentro das propriedades rurais, especialmente com relação ao pós-colheita", disse o gerente corporativo de comercialização e mercado da cooperativa, Edimilson Calegari, em nota.
A cooperativa, que atualmente conta com mais de 7.700 cooperados e tem área de atuação nos Estados do Espírito Santo e Bahia, iniciou um plano de exportação e internacionalização da marca em 2020. Os resultados positivos têm incentivado a continuidade das ações, afirmou a Cooabriel.
(Por Roberto Samora)