Documentário Meu Mundo Grão conta com apoio da BSCA e OIC
O Brasil é o maior produtor de café e se tornou referência na exportação dos grãos, segundo o boletim mensal estatístico do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o Brasil exportou 3,961 milhões de sacas de 60 kg de café em janeiro de 2024, volume que representa recorde histórico para o primeiro mês de cada ano e implica crescimento de 39% ante mesmo período do ano passado.
Mas o que está por trás da xícara que consumimos e como o café brasileiro é visto em países como a França? Pensando em unir os dois mundos, o designer de marcas Cris Duarte, brasileiro que vive na França, dá início ao projeto documentário Meu Mundo Grão.
“Nosso objetivo maior é apresentar as mulheres protagonistas nesse segmento, elas que muitas vezes ficaram escondidas e por trás dos seus companheiros e hoje lutam para conquistar o espaço tão merecido. Escolhemos mulheres fortes, que impactam o café e podem representar outras protagonistas”, detalha Cris.
A história do café interliga o Brasil e a Europa há muito tempo. Nos séculos 17 e 18, a bebida caiu no gosto dos europeus que se reuniam nos cafés parisienses e nas coffee houses inglesas para discutir novas ideias. A Revolução Francesa começou no Café Procope, em Paris, o café mais antigo do mundo ainda em funcionamento e até hoje temos a bebida apreciada e poder apresentar essas histórias é o que move os criadores do projeto.
Entendendo a importância desse projeto, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Organização Internacional do Café (OIC) são os apoiadores do Meu Mundo Grão. O objetivo do documentário é alcançar compradores do café brasileiro espalhados pelo mundo todo, consumidores e apreciadores da culinária nacional. Além de levar a cultura do Brasil, através do café e da gastronomia para o mercado francês, “a nossa intenção é espalhar conhecimento e histórias que conectam os dois países. Só assim mais pessoas terão acesso ao café especial brasileiro e proveniente de famílias de pequenos e médios produtores”, completa Cris.
A produção do Meu Mundo Grão ficará por conta da Salted Filmes, roteiro e direção de Uiara Araújo, jornalista apaixonada por comida com mestrado em realização cinematográfica na Universidade de Paris VIII.
Notícias Agrícolas apoia e é mídia oficial do projeto Meu Mundo Grão
Há quase 27 anos ao lado do produtor rural, o Notícias Agrícolas desbravou ao longo deste tempo as histórias que formam e transformam o parque cafeeiro do país. Também há alguns anos, o trabalho de jornalismo exercido pelo portal reconhece as histórias das mulheres do café.
Neste sentido, o Notícias Agrícolas apoia a iniciativa e é mídia oficial do projeto Meu Mundo Grão. Atualmente, mais de 30 mil mulheres no país trabalham diretamente ou indiretamente com a cultura do café. Além disso, o mercado também já observa com outros olhos, tornando o café das mulheres um produto de nicho e com muitas oportunidades mundo afora.
O portal preza pela comunicação direta com produtores rurais e cria um espaço com ampla diversidade de opiniões e informações atualizadas em tempo real para que eles possam tomar sempre as melhores decisões.
Patrocínio
Para o início das gravações, o projeto necessita de investimento e com isso conta com algumas cotas (https://meumundograo.com/apoiadores/). Empresas que estiverem interessadas em participar podem entrar em contato: São Paulo - equipe Mariana Proença (11) 97577-9951 ou Minas Gerais - Colmeia Hub de Negócios (34) 3822-0401.