Documentário Meu Mundo Grão trará mulheres como protagonistas no universo do café

Publicado em 24/01/2024 09:23 e atualizado em 06/02/2024 09:48

O Brasil é o maior produtor de café, são muitas mãos e histórias que o grão passa até que o consumidor possa apreciar a bebida, que chega em todo o mundo. E imagina juntar todas as histórias em um documentário? Foi isso que motivou o designer de marcas Cris Duarte, brasileiro que vive na França, a juntar os dois mundos, Brasil e França e poder conectar as histórias desses países que possuem uma ligação desde 1727 e já impactou milhares de famílias.

“Nosso objetivo maior é apresentar as mulheres protagonistas nesse segmento, elas que muitas vezes ficaram escondidas e por trás dos seus companheiros e hoje lutam para conquistar o espaço tão merecido. Escolhemos mulheres fortes, que impactam o café e podem representar outras protagonistas”, detalha Cris. Com o título Meu Mundo Grão, o filme documentário irá apresentar a produção dos cafés brasileiros através do olhar de mulheres, de diversas regiões produtoras. A narrativa contará rapidamente a trajetória do café, desde como ele saiu da África, chegou na Europa e, então, conquistou os territórios brasileiros!

A história do café interliga o Brasil e a Europa há muito tempo. Nos séculos 17 e 18, a bebida caiu no gosto dos europeus que se reuniam nos cafés parisienses e nas coffee houses inglesas para discutir novas ideias. A Revolução Francesa começou no Café Procope, em Paris, o café mais antigo do mundo ainda em funcionamento e até hoje temos a bebida apreciada.

Ao longo dos anos o Brasil se tornou referência na exportação dos grãos, segundo o boletim mensal estatístico do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o país embarcou 39,247 milhões de sacas de 60 kg do produto em 2023. O objetivo do documentário é alcançar compradores do café brasileiro espalhados pelo mundo todo, consumidores e apreciadores da culinária nacional. Além de levar a cultura do Brasil, através do café e da gastronomia para o mercado francês, “a nossa intenção é espalhar conhecimento e histórias que conectam os dois países. Só assim mais pessoas terão acesso ao café especial brasileiro e proveniente de famílias de pequenos e médios produtores”, completa Cris. 

Notícias Agrícolas apoia e é mídia oficial do projeto Meu Mundo Grão

Há quase 27 anos ao lado do produtor rural, o Notícias Agrícolas desbravou ao longo deste tempo as histórias que formam e transformam o parque cafeeiro do país. Também há alguns anos, o trabalho de jornalismo exercido pelo portal reconhece as histórias das mulheres do café. 

Neste sentido, o Notícias Agrícolas apoia a iniciativa e é mídia oficial do projeto Meu Mundo Grão. Atualmente, mais de 30 mil mulheres no país trabalham diretamente ou indiretamente com a cultura do café. Além disso, o mercado também já observa com outros olhos, tornando o café das mulheres um produto de nicho e com muitas oportunidades mundo afora. 

O portal preza pela comunicação direta com produtores rurais e cria um espaço com ampla diversidade de opiniões e informações atualizadas em tempo real para que eles possam tomar sempre as melhores decisões. 

INÍCIO DAS GRAVAÇÕES 

Para o início das gravações, em maio, o projeto necessita de investimento e com isso conta com algumas cotas
Empresas que estiverem interessadas em participar podem entrar em contato: São Paulo - equipe Mariana Proença (11) 97577-9951 ou Minas Gerais - Colmeia Hub de Negócios (34) 3822-0401. Mundo Grão conta com o primeiro Patrocínio da cota Paris da Coocacer Araguari - Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Araguari e Região. Parceiros: Colmeia Hub de
Negócios; Auma Agronegócios; Mariana Proença; Il Barista Cafés Especiais; Latitudes Brazilian Coffees; Mulheres do Café de Rondônia. Apoio Institucional Chambre de Commerce Du Brésil en France. Marcas que acreditam: Marê Café; Papo Espresso; Moka
Clube; Capuano Coffee; Cafeística; Atilla; Koar; Fazenda Um.

Mais informações: meumundograo.com

Fonte: ASCOM

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços