Exportações de café da Índia devem aumentar graças à alta dos preços globais
Por Rajendra Jadhav
MUMBAI (Reuters) - As exportações de café da Índia devem aumentar em até 10% em 2024, já que a alta nos preços globais tem feito com que os compradores europeus paguem prêmios para aumentar as compras do país, disseram autoridades do setor à Reuters.
O país do sul da Ásia - famoso como produtor de chá - também é o oitavo maior produtor de café do mundo, produzindo principalmente grãos robusta usados para fazer café instantâneo. A Índia também tem produção da variedade arábica, mais cara.
"A demanda por café indiano, especialmente por grãos robusta, é forte devido aos preços globais firmes resultantes de problemas de produção", disse Ramesh Rajah, presidente da Associação de Exportadores de Café da Índia, prevendo um aumento de até 10% nas exportações este ano.
O café robusta está sendo negociado próximo ao seu valor mais alto em pelo menos 15 anos, já que o Vietnã, o maior produtor mundial, deverá produzir menos em 2023/24 do que na temporada anterior.
A Índia exporta três quartos de sua produção, principalmente para a Itália, Alemanha e Bélgica.
O café indiano normalmente tem um prêmio sobre a referência global porque é cultivado à sombra, colhido à mão e seco ao sol. No entanto, este ano, os prêmios estão mais altos do que o normal devido a um déficit de produção, disseram os exportadores.
As exportações de café em 2024 poderão saltar para 298.000 toneladas em relação às 271.420 toneladas do ano passado, disse um negociante de Bengaluru de uma trading global.
O café robusta indiano está obtendo um prêmio de quase 300 dólares por tonelada em relação aos futuros de Londres devido à forte demanda, disse ele.
DESGASTE DO CLIMA
Embora a demanda de exportação seja boa, os comerciantes estão esperando que a oferta aumente, o que poderia derrubar os preços locais, disse o negociante.
A safra de robusta desta temporada está quase 20% concluída, embora as chuvas dos últimos dias nas áreas de cultivo tenham atrapalhado, disse M. M. Chengappa, um cafeicultor de Kodagu, no estado de Karnataka, o maior produtor.
O Conselho do Café, administrado pelo estado, estimou que a produção da Índia poderia aumentar para 374.200 toneladas na temporada 2023/24, que começou em 1º de outubro, acima das 352.000 toneladas do ano passado. No entanto, os agricultores dizem que as chuvas estão limitando o aumento da produção.
(Reportagem de Rajendra Jadhav)