Após três anos de baixas, Colômbia encerra 2023 com leve alta na produção de arábica

Publicado em 08/01/2024 09:42

Logotipo Notícias Agrícolas

Após três anos de desafios, a Colômbia encerrou o último ciclo com alta de 2% na produção de café arábica. Os dados foram atualizados recentemente pela Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia (FNC) e divulgada pela Reuters, e indicou que o país vizinho alcançou a marca de 11,3 milhões de sacas de 60 quilos no ano passado. Em 2022, o volume a produção foi 11,08 milhões de sacas. 

Nos últimos três anos o país sentiu os impactos do excesso de chuvas, consequência do La Niña no país vizinho. As condições climáticas resultaram, inclusive, em um chamado da Colômbia para renovação do parque cafeeiro, além de despertar o interesse pelo robusta como alternativa para os cafeicultores colombianos. 

No mês de dezembro, a produção da Colômbia foi de 1,22 milhões de sacas, alta de 24% em comparação com o mesmo mês que em 2022 quando a produção foi de 981 mil sacas. 

O saldo positivo, no entanto, não se repetiu nas exportações. De acordo com os dados, foi registrada queda de 7% com 10,5 milhões de sacas em 2023 quando comparado com 2022. 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Entrada da safra brasileira de café deve estabilizar a volatilidade do mercado futuro Entrada da safra brasileira de café deve estabilizar a volatilidade do mercado futuro
Preços do café arábica seguem em alta no início da tarde desta 2ª feira (31) diante preocupação com a produtividade da safra Preços do café arábica seguem em alta no início da tarde desta 2ª feira (31) diante preocupação com a produtividade da safra
Técnicos da Conab iniciam coleta de dados para o 2° Levantamento da safra de café
Safra de café 2025/26 do Brasil deve ficar próxima à colhida no ciclo anterior, diz Marex
Deborah Veneziano destaca Rondônia como referência para o Brasil na valorização dos cafés especiais
Preços do café trabalhavam em lados opostos no início da manhã desta 2ª feira (31)