Emater-MG divulga classificados para a próxima etapa do 20º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

Publicado em 17/10/2023 15:47
Passaram para a segunda fase 264 amostras, que alcançaram pelo menos 85 pontos, na metodologia da SCA

O 20º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais chega à sua segunda etapa de análises sensoriais, com a seleção de 264 amostras que atingiram, no mínimo, 85 pontos, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês), entidade internacional de referência no setor. As duas regiões maiores produtoras de café do estado, Matas e Sul de Minas, se destacaram também na qualidade, com 132 e 80 amostras, respectivamente, classificadas para a próxima etapa.

Na primeira fase de provas sensoriais, a comissão julgadora provou mais de 12 mil xícaras, de 847 amostras previamente selecionadas na avaliação física dos grãos. Desse total, 706 amostras atingiram mais de 80 pontos, sendo, portanto, consideradas cafés especiais, pela metodologia da SCA.

O coordenador estadual da Emater-MG Willem de Araújo destaca a importância dessa marca. "Isso mostra a consolidação de Minas Gerais como a maior região produtora de cafés de alta qualidade do mundo. Essa pontuação elevada se reflete na agregação de valor do produto, pois os cafeicultores poderão comercializar esses cafés com valores superiores aos dos cafés comuns, negociados como commodity."

Prazo para reamostragem

Os 264 cafés classificados serão reamostrados pelos produtores, na quantidade de três quilos cada, de acordo com as normas do edital do concurso, e deverão ser entregues nos escritórios da Emater-MG impreterivelmente até o dia 27 de outubro (sexta-feira). Em novembro, essas amostras serão submetidas a uma nova prova de xícara, por oito provadores, especialmente contratados para este fim. Nestas provas, são avaliadas características como aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos e doçura, entre outros aspectos sensoriais da bebida.

20º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais recebeu 1.563 inscrições, nas categorias natural e cereja descascado, despolpado ou desmucilado. A competição é realizada pela Emater-MG (empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), com o apoio da Universidade Federal de Lavras e da e patrocínio do Sicoob Crediminas. O encerramento do concurso será em dezembro, com a divulgação dos vencedores.

Fonte: Emater-MG

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cecafé participa de reunião de alinhamento do Governo para atendimento ao EUDR
Temporada de furacão na América Central, safra no BR, estoques e impactos no Vietnã; entenda oscilação intensa no café
Sistema de irrigação custeado pelo Governo de MT garante produção de café em Colniza
Mapa define linhas de crédito e destina R$ 6,88 bilhões para o Funcafé
Safra andando bem no Brasil e Nova York operando com desvalorização nesta 4ª feira