Conilon de Excelência Cooabriel: concurso pioneiro para o conilon completa 20 anos de história

Publicado em 17/10/2023 15:38

Na próxima sexta-feira (20), serão revelados os grandes campeões do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel - Edição 2023. A cerimônia de premiação marcará também a 20ª edição do concurso, lançado há duas décadas, em um período em que alguns limites ainda precisavam ser rompidos pela variedade.   

Assim, na safra de 2003, os produtores cooperados foram convidados a inscreverem seus cafés para a primeira edição do concurso, algo inédito para o conilon. Naquele ano, o então presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto (in memoriam) descreveu quais foram as primeiras impressões dos cafeicultores: “Quando apresentamos aos nossos produtores os padrões de um café especial, eles ficaram um pouco assustados, principalmente no tipo peneira. Mas foi pelas ações do concurso que pudemos identificar um sócio que produz um café com características físicas incríveis”.  

O provador das amostras da primeira edição do concurso foi Evair de Melo, que na ocasião era membro do júri nacional e internacional de concursos de cafés especiais.  

Evair considera ter sido uma experiência diferente, uma vez que ainda não havia metodologia adotada para análise do conilon, mas que os ganhos com a iniciativa foram significativos. "Recordo-me com muito orgulho de ter sido o primeiro degustador, lá em 2003, desse prêmio revolucionário que se tornou um farol a guiar a cultura do conilon para novos patamares de qualidade e inovação. O impacto que esse concurso tem tido na atividade cafeeira é notável, proporcionando não apenas um reconhecimento merecido aos produtores, mas também estimulando-os a buscar constantemente a excelência em suas produções”. 
 
Mais que promover o conilon como bebida de qualidade, o concurso completa 20 anos tendo alcançado marcos significativos para a variedade. Dentre esses está a pontuação inédita de 90 pontos, alcançados pela amostra campeã em 2021. 

O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, considera que ao longo dos anos, o concurso foi um motivador para que um número cada vez maior de produtores compreendesse a necessidade de investir na melhoria da qualidade.

“Não que naquela época não houvesse café de qualidade, mas um grande diferencial hoje é a consciência do produtor. Através dessa mudança de percepção, o conilon tem ganhado cada vez mais espaço no mercado internacional. Colher esses resultados é muito gratificante e recompensa todo o trabalho desenvolvido nessas duas décadas”.  

Fonte: Cooabriel

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do café estendem alta de 3 semanas e fecham sessão desta 6ª feira (22) com ganhos de mais 4% na bolsa de Londres
Café: Mesmo nas máximas em 13 anos, preços não afastam compradores e mercado ainda é bastante resiliente
Safra de café da Colômbia 24/25 projetada em 12,9 mi sacas, diz USDA
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas decide os vencedores de 2024
Café no varejo: vendas aumentaram 1,1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)
undefined