Cafeicultura Sustentável: Cooabriel lança Programa de Formação para Cooperados
Tendo como eixos centrais o cooperativismo e a cafeicultura, a Cooabriel está lançando um programa de formação para seus cooperados, para o qual uma turma piloto já está sendo formada. A aula inaugural acontecerá no início do mês de outubro e será ministrada pelo Secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
A primeira turma do programa deverá contar com a participação de cerca de 20 produtores. O curso que será ministrado foi intitulado “Cafeicultura Sustentável” e acontecerá através de módulos online e ao vivo, além de contar com um encontro presencial, ao final do curso. As aulas terão como facilitadores de aprendizagem, profissionais de áreas relacionadas aos temas, que atuam na própria cooperativa.
Através dessa iniciativa, a Cooabriel busca promover e ampliar o conhecimento dos cooperados sobre temas fundamentais para a atividade cafeeira, como os principais manejos e uso de tecnologias na produção; comportamentos do mercado, gestão de custos da propriedade e aspectos relacionados à qualidade do café e à sustentabilidade.
Além desses fatores, o curso pretende ressaltar a importância do cooperativismo como modelo de negócio e sua capacidade para trazer benefícios individuais e coletivos, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade como um todo.
O gerente corporativo contábil, financeiro e de cooperados, Samuel Lopes Fontes, reforça que a iniciativa tem foco na ampliação do conhecimento de temas voltados à melhoria da atividade cafeeira e reforço à cultura cooperativista. “Através do curso, o produtor poderá, no conforto de sua casa, aprender ou mesmo aprimorar o que já sabe sobre temas importantes relacionados à sua atividade e ao cooperativismo. É uma oportunidade de levar um formato diferente, que prima por conteúdos relevantes para os cooperados e suas famílias”.
Podem participar do curso, cooperados da Cooabriel, que estejam com sua situação associativa em dia com a cooperativa. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de setembro, através do LINK.