Britânicos tomando mais café? Pesquisa recente mostra que consumo pode estar ultrapassando o chá
O chá, segunda bebida mais consumida no Reino Unido, pode estar perdendo espaço para o café, de acordo com dados recentes divulgado pela Statistica Global Consumer, que mostraram avanços significativos no consumo da bebida na Grã-Bretanha.
De acordo com portais britânicos, 2.400 pessoas foram entrevistadas e deste montante, 63% afirmaram beber café diariamente, enquanto 59% disseram beber apenas chá.
"É seguro dizer que nós, britânicos, gostamos de uma boa xícara de chá. Mas isso pode estar prestes a mudar com um novo estudo sugerindo que o caso de amor da Grã-Bretanha com o chá pode estar chegando ao fim", destacou uma publicação local.
Os números mais recentes da Kantar mostraram ainda uma mudança no perfil de compra, com 533 milhões de pacotes de cafés vendidos nos supermercados no último ano, enquanto foram vendidos 287 milhões de pacotes de chá no mesmo período.
A Europa é um dos principais destinos dos cafés do Brasil. De acordo com os números oficiais do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o Reino Unido, inclusive, aparece no ranking dos principais destinos dos cafés diferenciados. No último mês, o Brasil embarcou 148.513 mil sacas, o que representa 4,7% de todas as compras.
Vale lembrar que os diferenciados são aqueles cafés que possuem qualidade superior ou certificados de práticas sustentáveis respondem por 16,3% das exportações totais brasileiras do produto em 2023, com o envio de 3,142 milhões de sacas ao exterior. Esse volume representa queda de 19,8% na comparação com o registrado entre janeiro e julho do ano antecedente.
Considerando todo o complexo Europeu, entre janeiro e julho de 2023 foram exportadas 8.976.069 sacas, o que representa 46,7% do total embarcado pelo Brasil durante o período.
Os dados oficiais da British Coffee Association indicam que no Reino Unido são conumidas 98 milhões de xícaras de café por dia. A indústria do café também tem peso importante, com a geração de mais de 210.000 mil empregos, segundo os dados oficiais.
Em relação ao perfil de compra, a British Coffee Association indica que 80% dos lares no Reino Unido compram café instantâneo para consumo doméstico. O consumo é puxado pela população com 65 anos ou mais.
No entanto, o café moído e as cápsulas de café também vêm ganhando certa popularidade, principalmente entre os mais jovens, entre 16 e 34 anos, que representam 16% de todo os compradores.