Safra 2023: Colheita do café chega a 50% no Sul de Minas Gerais e em São Paulo
A colheita da safra de café arábica ultrapassou os 40% nas áreas de atuação da Cooxupé. Os dados fazem parte dp balanço semanal divulgado pela cooperativa e indicam que 42,68% da área foi colhida até o último dia 7 de julho.
Por área, a região de São Paulo é a que está mais avançada, com 57,17% de área colhida, na sequência aparece sul de Minas Gerais com 52,22%, Mata de Minas com 50% e Cerrado Mineiro com 27,59% de área colhida.
A safra continua com ritmo mais acelerado que no último ciclo, que neste mesmo período tinha 33,29% de área colhida. A última safra mais avançada do que a 23 foi a de 2020, que na mesma data tinha 43,91% colhida e que também era mais expressiva em termos de volume.
Para os próximos dias, os modelos meteorológicos indicam a permanência do tempo com boas condições para a colheita da safra brasileira. Além do campo, o tempo firme e com sol quente favorecem na qualidade da safra e o produtor tem investido tempo e cuidado no processo de pós-colheita. A tendência é que nas próximas semanas já seja possível fazer o mapeamento da qualidade para entender o potencial do Brasil em atender a demanda internacional pelos cafés diferenciados.