Fórum sobre café e clima revelará impactos na safra cafeeira
A Cooxupé realizará no dia 27 de setembro a 4ª edição do Fórum Café e Clima. O evento acontecerá em formato híbrido, ou seja, presencialmente no auditório da Matriz da cooperativa e, também, com transmissão ao vivo pela internet. O Hub do Café transmitirá os debates.
O Fórum é um importante instrumento aos cooperados produtores de café e, também, para o mercado de café como um todo. Isso porque apresenta as condições da produção cafeeira diante dos impactos climáticos.
Para isso, os especialistas apresentam e respondem questões sobre como os cafezais estão reagindo frente ao comportamento do clima, diante de secas, geadas e déficit hídrico. Outro ponto fundamental abordado pelo Fórum é o impacto desses fenômenos em relação às safras futuras.
“Não há como falar de safra sem fazer a relação com o clima. E, temos visto que o comportamento climático tem trazido grandes impactos para as lavouras nos últimos anos. Tanto quanto a falta de chuvas como as geadas. Por isso, a Cooxupé sempre abrirá espaços para discussões com renomados especialistas do assunto. De modo a trazer importantes informações auxiliando nossos cooperados em suas tomadas de decisão, além de munir o mercado com cenários compatíveis ao momento atual e às futuras safras”, explica o presidente Carlos Augusto Rodrigues de Melo.
Presença de Especialistas
O 4º Fórum Café e Clima contará com a palestra do coordenador do Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé, Éder Ribeiro dos Santos. Ele apresentará quais eventos climáticos ocorridos desde abril de 2021 e como está a situação atual das lavouras nas diversas regiões onde a cooperativa possui estações meteorológicas. Santos é engenheiro agrônomo.
Também está confirmada a presença do meteorologista Francisco de Assis Diniz, que explicará os fenômenos climáticos ocorridos e a tendência para o próximo ano agrícola. Ele possui Mestrado em Climatologia na área de Eventos Extremos de Precipitação Diária no Estado da Paraíba pela UFCG e, dentre as diversas atuações, já foi diretor do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, entre 2016-2019.
A programação do evento ainda terá a palestra do fisiologista vegetal Cláudio Pagotto Ronchi. Ele explicará os impactos dos eventos climáticos do ponto de vista fisiológico que ocorreram com os cafeeiros, assim como as implicações atuais e futuras para a produção de café. Ele possui doutorado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde é docente até hoje. Dentre as atividades que realiza, também desenvolve projetos de pesquisa sobre a fisiologia da produção do cafeeiro e manejo de plantas daninhas em café.
A mediação dos debates será conduzida pelo engenheiro agrônomo e gerente do Departamento de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, Mário Ferraz de Araújo.