IWCA: Debatendo práticas de uma cafeicultura sustentável em todas as pontas, Coffee Quality reúne cadeia feminina do café no Cerrado
Com o objetivo de fortalecer a cadeia feminina no Cerrado Mineiro aconteceu na última quinta-feira (26) o Coffee Quality, uma iniciativa da Aliança Internacional das Mulheres do Café e que tem o foco ampliar o conhecimento da mulher na cafeicultura e abraçar todos os elos do setor em encontros que promovam troca, conexão e informação de qualidade.
Nesta primeira etapa, o destaque foi para práticas no pós-colheita e também sobre os processos de uma gestão sustentável de ponta a ponta na cafeicultura. O encontro aconteceu na Fazenda Santa Bárbara, localizada em Monte Carmelo/MG. "O Coffe Quality vem com objetivo de conectar as mulheres do Cerrado, trazer conhecimento e conteúdos que vão agregrar e complementar as práticas agrícolas. O projeto começa do pé até a xícara", comenta Juliana Rezende gestora da Fazenda Santa Bárbara e diretora da IWCA Cerrado Mineiro.
Neste primeiro encontro, as produtoras contaram com a palestra de Léo Custódio com conteúdos voltados para secagem do café através de ações que podem ser aplicadas por todos os perfis produtores.
Com um mercado cada vez mais exigente na ponta compradora, as produtoras também puderam debater mais sobre sustentabilidade e segurança alimentar na prática. No ano passado, a Fazenda Santa Bárbara foi a campeã do prêmio Troféu Ético e Rastreável, que reconhece boas práticas agrícolas as fazendas que têm como objetivo preservar, melhorar e recuperar recursos hídricos.
"Trouxe um conteúdo de gestão mesmo, para mostrar como podemos aplicar isso em outras fazendas com base na nossa experiência por aqui. Foi muito importante porque muitas mulheres de outras cidades vieram, foi uma oportunidade de unir, conversando e fazendo essa troca de informações", comenta Juliana.
A expectativa agora é para os dois próximos encontros já programados para acontecer nas próximas semanas. O 2º Encontro Coffee Quality terá como tema a "Quarta Onda do Café", com foco em debater os indicativos de mercado e entender quem é o consumidor final do café brasileiro.
O segundo encontro está marcado para o dia 29 de setembro, na Roaster Porto Feliz e contará com a presença de Mária Vitória para falar sobre a onda de consumo e Giselle Abreu - engenheira agrônoma pela UFLA e especialista em cafés de qualidade.
Para encerrar a primeira rodada de eventos, no dia 4 de outubro na Guima Café, será realizado um debate sobre mercado internacional e como as práticas ESG impulsionam a cafeicultura nacional. O encontro contará com a palestra de Marcos Matos, CEO do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Guilherme Amado representando a marca Nespresso e Lucimar Silva - gestora das fazendas do grupo BMG e que se tornou uma referência em práticas sustentáveis, gestão e cafés de qualidade no âmbito nacional.
Para saber mais sobre os encontros, clique aqui.