IBGE eleva previsão de safra de café do Brasil; vê alta de 14,4% ante 2021

Publicado em 07/04/2022 10:58

SÃO PAULO (Reuters) - A safra brasileira de café em 2022, com colheita perto de começar, foi estimada nesta quinta-feira em 56,1 milhões de sacas de 60 kg, aumento de 0,9% em relação à projeção do mês anterior e de 14,4% ante 2021, apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A expectativa maior ocorreu após uma melhora na estimativa de safra de café arábica do Brasil em 0,6% versus a projeção anterior, para 38,7 milhões de sacas.

"Em 2022, a safra do café arábica será de bienalidade positiva, o que deve resultar em um aumento expressivo da produção, embora o clima seco e excessivamente frio do inverno de 2021, inclusive com a ocorrência de geadas em algumas regiões produtores, possa ter reduzido o potencial de produção esperado", ponderou o IBGE.

Uma colheita acima da expectativa anterior da variedade canéfora (conilon/robusta) também ajudou na melhora da previsão. A safra foi elevada em 1,7%, para 17,4 milhões de sacas.

Na véspera, a associação da indústria brasileira Abic afirmou esperar uma melhora na oferta em 2022, assim como um alívio nos custos com a matéria-prima.

(Por Roberto Samora)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Robusta fecha com leve alta nesta 5ª feira (28) e amplia ganhos expressivos das última sessões
Robusta passa a registrar leves altas em Londres e amplia sequência de ganhos
Futuros do robusta abrem em baixa nesta 5ª feira após ganhos de até 7,85% na última sessão
Plataforma Global do Café troca de presidência e reforça o protagonismo da cafeicultura sustentável da América Latina
Diante da movimentação do mercado a expectativa é que o preço do café alcance novas altas nas bolsas internacionais
Café: preocupações com o fornecimento global mantêm ganhos de mais de 3% nas bolsas internacionais no início da tarde desta 3ª feira (27)
undefined