Conilon da Cooabriel vence o concurso Aroma BSCA 2021 na categoria Canephora
O microlote de café conilon inscrito pela Cooabriel na 6ª edição do concurso Aroma BSCA 2021 foi o primeiro colocado na categoria Canephora, com 87,25 pontos. A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) é a única instituição brasileira a certificar lotes com monitoramento de selos de controle de qualidade de cafés especiais.
O lote de uma saca do café é de procedência do cooperado Edgar Bastianello, que a cooperativa arrematou no leilão dos finalistas do Concurso Conilon de Excelência realizado no ano passado. Edgar Bastianello foi o vencedor da última edição do concurso.
A 6ª edição do Concurso Aroma BSCA escolheu os três melhores lotes de café arábica e o melhor lote de café canéfora entre os cafés que obtiveram pontuação acima de 87.0 (arábica) e 85.0 (canéfora) pontos, o que caracteriza elevado padrão de café especial.
A Cooabriel é uma associada da BSCA e fez a inscrição como entidade cooperativa envolvida nos processos de cafés especiais.
A divulgação ocorreu no último dia 22 de fevereiro, por meio da cerimônia de premiação realizada de forma online.
O gerente corporativo de comercialização da Cooabriel Edimilson Calegari participou do evento. “O resultado é muito importante. A Cooabriel trabalha incansavelmente no incentivo à melhoria da qualidade do café conilon entre os cooperados e essa premiação é uma prova de que investir em melhores práticas vale a pena. Após vários pedidos, conseguimos inserir o canephora nos concursos da BSCA. Isto foi uma vitória para o conilon especial do Espírito Santo”, disse.
A premiação ocorreu por meio da compra dos lotes (com valor previamente estipulado no regulamento do concurso), realizada entre torrefações, cafeterias, corretores e exportadores associadas à BSCA.
O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, também reforçou a importância da premiação. “A BSCA é uma entidade muito séria e trabalha na promoção dos cafés especiais brasileiros. Vencer essa categoria significa muito, principalmente, porque valida e insere cada vez mais o café conilon na rota dos cafés especiais do Brasil”, finalizou.