Safras: Comercialização da safra 2022/23 do Brasil atinge 26%; mercado travado apesar da valorização
De acordo com dados divulgados pela consultoria Safras & Mercado, a comercialização futura da safra 2022/23 de café do Brasil atingiu 26% até o dia 12 de outubro, avançando apenas 1 ponto de percentual em relação ao mês anterior.
Ainda de acordo com os dados, a comercialização da safra está mais lenta não pelo preço, que ficou ainda mais atrativo com as altas das últimas semanas e do dólar firme, mas sim porque o setor produtivo do Brasil ainda tem muitas incertezas em relação a produção do ano que vem. "Prevalece a ideia de que o mercado ainda tem potencial para mais ganhos, por não refletir, em sua plenitude, as perdas no potencial produtivo da próxima safra brasileira", destaca a consultoria.
Refletindo os problemas do campo, a Safras destacou ainda o abortamento da florada e a queda de chumbinho que vem sendo observada pelo produtor. "E essa ideia baliza a ação dos vendedores, especialmente daqueles que entregaram café na atual safra (negociações a termo) a preços abaixo da cotação praticada no mercado atualmente, pondera. Observa que a ideia agora é postergar ao máximo a venda, apostando na alta nos preços e arriscar para vender o mais próximo da máxima", afirma.