Chuva agrava situação dos cafés de Paris atingidos pela pandemia

Publicado em 12/06/2020 11:26

PARIS (Reuters) - Guillaume Artru, co-proprietário de um restaurante em Paris, viu seus negócios serem afetados primeiro pela Covid-19, depois por um dos mais rigorosos regimes de isolamento da Europa e agora por um novo adversário: o clima.

O governo aliviou as restrições em 2 de junho, permitindo que restaurantes, bares e cafés franceses reabrissem após semanas de paralisação forçada por causa do coronavírus.

Mas em Paris, os clientes podem ser atendidos apenas em locais ao ar livre. Vários dias de tempo nublado e chuvoso transformaram as refeições ao ar livre em uma proposta encharcada.

"Somos muito dependentes do clima", disse Artru em seu restaurante Le Garde Temps. "Não podemos deixar nossos clientes entrar e, ultimamente, desde que reabrimos, o tempo não está bom."

Em Paris, nesta semana, alguns frequentadores dos cafés enfrentaram o clima envoltos em casacos e lenços. Os toldos retinham um pouco da chuva.

Mas os donos de restaurantes disseram que o número de clientes - já limitado por causa da restrição de refeições no interior - caiu, tornando ainda mais difícil obter lucro.

"Nos terraços, ficamos vítimas do mau tempo. Se estiver chovendo, não podemos mais trabalhar, ou talvez entre 50 e 30%", disse Jean Mathieu, representante na região de Paris do sindicato de restaurantes e hotéis UMIH.

O setor de hospitalidade está pressionando o presidente Emmanuel Macron a permitir que os clientes sejam atendidos em ambientes fechados em Paris.

(Reportagem de Emilie Delwarde)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mapa divulga nova lista de marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo
Na era da comunicação em alta velocidade, produtor precisa adotar estratégia inteligente para aproveitar bom momento para os preços do café
Café termina semana com recuperação e monitorando safra brasileira
StoneX reduz previsão de safra de café 24/25 do Brasil, mas vê alta anual
Café: Ajustando preços, mercado volta a subir nesta 6ª feira
Café: Sem novidades nos fundamentos, NY e Londres têm leves baixas