Cafeicultores do Sul de Minas criam Associação
Em busca do aumento da qualificação dos cafés produzidos pelos municípios do Sul de Minas Gerais, os cafeicultores dessa região se organizaram para criar a “Associação dos Cafeicultores do Sul de Minas”, também conhecida como ACAF.
A ideia é buscar o aumento do valor do café produzido de forma consistente, contínua e sustentável, por meio de duas ações principais: 1) a qualificação do cafeicultor, seja com a transferência de conhecimento/educação, tecnologia e metodologias de gestão adequadas à realidade dos cafeicultores dessa região, e 2) pelo fomento da criação de IG’s que buscam agregar valor ao café produzido pelo registro de sua identidade geográfica.
Espera-se que com a maior qualificação do cafeicultor, e com o selos fornecidos pelas IG’s, os cafés da região do Sul de Minas venham a ter um maior valor no mercado nacional e internacional, e desenvolver a região agregando outros valores, dentre eles, por exemplo, o turismo rural.
A ACAF participará das Feiras e Eventos do Setor da Cafeicultura do Sul do Estado, sempre no estande da Emater. Começará com a Femagri em Guaxupé e seguimos para as demais. Outras regiões produtoras já conseguiram o registro de indicação geográfica ou a marca coletiva . O que é uma grande estratégia de desenvolvimento territorial. Com ela, geramos possibilidades e melhoramos a visibilidade dos grãos.