ABIC lança 16º Concurso Nacional ABIC de Qualidade de Café – “Origens do Brasil” – safra 2019

Publicado em 26/11/2019 14:32 e atualizado em 26/11/2019 15:35

A Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC lança o regulamento do 16º Concurso Nacional ABIC de Qualidade de Café – Origens do Brasil – safra 2019, que vai premiar os melhores cafés do Brasil, tanto arábica como robusta/conilon.

O objetivo do concurso é incentivar a produção de cafés de alta qualidade, as melhores práticas agrícolas e a sustentabilidade, promovendo todas as regiões produtoras, agregando valor ao produto e levando ao consumidor final a possibilidade de degustar os melhores cafés produzidos no Brasil.

A grande novidade desse ano é a ampliação do certame, visando a premiação e o reconhecimento de todo o café produzido no País, acrescentando o “Origens do Brasil” ao nome do concurso e divulgar a diversidade de aromas e sabores dos cafés do Brasil.

Participam os cafés produzidos no território nacional, na safra 2019, em microlotes de 2 sacas, de 60 kg de cafés beneficiados, sendo que cada região produtora deverá inscrever, no mínimo dois e no máximo três microlotes de cafés característicos da região.

Os cafés serão avaliados por um júri técnico de especialistas em classificação e análise sensorial, utilizando a metodologia do PQC – Programa de Qualidade do Café ABIC. Os lotes precisam atingir a nota mínima de 7,3 na escala PQC. Essa nota representam 90% da nota final e os demais 10% serão sobre as avaliações de sustentabilidade das propriedades produtoras.

As inscrições podem ser feitas até dia 05 de janeiro e a divulgação dos finalistas será realizada em 28 de janeiro. O concurso se encerra com o leilão dos lotes finalistas, onde indústrias, cafeterias, exportadores e empresas do setor, tem a oportunidade de adquirir os melhores cafés do Brasil, processar os produtos e oferecer ao mercado consumidor.

Tags:

Fonte: ABIC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café abre agosto pressionado pela safra brasileira, apesar da preocupação do setor
Com 75% de área colhida, recebimento da Cooxupé deve ficar abaixo de 7 milhões de sacas na safra 24
Café: Mercado limita baixas, mas ainda opera com desvalorização
Brasil amplia exportação e consumo de café solúvel no primeiro semestre de 2024
Café abre agosto recuando mais de 300 pontos em Nova York
Negócios de café seguem lentos no Vietnã, prêmios caem na Indonésia