Emater-MG sedia em BH reunião do Grupo de Trabalho Brasil da Plataforma Global do Café (CGP)

Publicado em 14/11/2019 16:51

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), instituição vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), vai sediar no dia 19 de novembro, das 13h às 18h, mais uma reunião do Grupo de Trabalho Brasil da GCP. O evento será realizado no auditório da sede da empresa, em Belo Horizonte.

O tema central do encontro será o “Uso Responsável de Agroquímicos”, com contribuições de um especialista da área de Tecnologia de Aplicação. Serão abordados casos de sucesso na adoção de ferramentas da GCP Brasil, como o Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC), o CSC App e o Sistema Interno de Gestão (SIG) para sustentabilidade, todos manejados por meio de técnicas de aprendizado e baseados em problemas.

A reunião do grupo deverá contar com cerca de 50 participantes dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Rondônia. O encontro acontecerá um dia antes do início da Semana Internacional do Café, programada para o período de 20 a 22 de novembro, no Expominas, também na capital mineira.

Associação internacional

A Plataforma Global do Café é uma associação internacional com mais de 140 membros de todos os segmentos da cadeia produtiva do café. Além do Brasil, a associação atua em países como Colômbia, Vietnã, Indonésia, Tanzânia, Uganda, Quênia, Honduras e Peru. O objetivo principal da GCP é ter um setor cafeeiro sustentável, que ofereça boas condições de vida para agricultores e trabalhadores, assegurando a permanência deles na atividade, enquanto protege os recursos naturais.

Atualmente, no Brasil, a CGP conta com 54 instituições membros e dezenas de instituições parceiras, distribuídas em todas as regiões produtoras de café. O Brasil é o maior produtor e fornecedor mundial de cafés sustentáveis e possui inúmeras iniciativas e projetos para promover a sustentabilidade.

A Emater-MG, embora não seja membro da Plataforma Global do Café, é parceira da organização, conforme explica o coordenador técnico estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussú. “Fazemos parte do Grupo de Trabalho Brasil, que reúne instituições envolvidas em ações com sustentabilidade na cafeicultura”, afirma.

Segundo o coordenador técnico, o grupo reúne especialistas de vários setores. “São extensionistas, pesquisadores, consultores e representantes de grandes companhias mundiais de café “, pontua. Cangussú reforça que, além de troca de experiências, a reunião da GCP vai possibilitar discussões sobre temas relevantes para a cafeicultura. “Isso possibilita à Emater-MG agregar conhecimento e disponibilizar novas tecnologias para o produtor”, argumenta.

Maior produtor


O Estado de Minas Gerais é o maior produtor e exportador nacional de cafés. O grão é cultivado em 457 municípios, totalizando uma área de 1,22 milhões de hectares. Para a safra 2019, a previsão de colheita é de 24,2 milhões de sacas da espécie arábica, o equivalente a 70% da safra nacional do tipo.

Tags:

Fonte: Emater-MG

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café abre agosto pressionado pela safra brasileira, apesar da preocupação do setor
Com 75% de área colhida, recebimento da Cooxupé deve ficar abaixo de 7 milhões de sacas na safra 24
Café: Mercado limita baixas, mas ainda opera com desvalorização
Brasil amplia exportação e consumo de café solúvel no primeiro semestre de 2024
Café abre agosto recuando mais de 300 pontos em Nova York
Negócios de café seguem lentos no Vietnã, prêmios caem na Indonésia