Cooperados da EXPOCACCER sobem ao pódio do VII prêmio da região do Cerrado mineiro

Publicado em 01/11/2019 10:44
O evento contou ainda com recorde no valor de arremate do café de cooperado por mais de R$20.000,00

Em cerimônia realizada nodia 30 de outubro, em Uberlândia-MG, a Região dos Cafeicultores do Cerrado apresentou os vencedores do VII Prêmio da Região do Cerrado Mineiro e, assim como nas edições anteriores, os cooperados da Expocaccer – Cooperados dos Cafeicultores do Cerrado conquistaram as principais colocações na categoria Natural e Cereja Descascado, mantendo assim o notório reconhecimento pela qualidade dos cafés de seus produtores.

Na categoria Natural, a classificação do primeiro lugarficou coma Família Naimeg, com café de 90,04 pontos; o segundo lugar ficou com a Família Aga, com pontuação de 88,63, e o terceiro lugar foi para Maria Soraia Guimarães, que obteve pontuação de 87,46.

Já na categoria Cereja Descascado,o Eduardo Pinheiro Campos se consagrou tricampeão do Prêmio como primeiro lugar e café de 87,63 pontos; Rafael Vinhal em segundo lugar, com pontuação de 87,50, e em terceiro lugar Guima Café, com café de 86,63 pontos.

Das 198 amostras recebidas, foram premiadas as dez finalistas da categoria Natural e cinco da categoria Cereja Descascado.

De acordo com informações da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, a Região do Cerrado Mineiro é responsável por 12,7% da produção nacional de café, representando 25,4% da produção no estado, com uma média de seis milhões de sacas produzidas por ano.

Premiações

Ao todo, a lista dos finalistas do VII Prêmio da Região do Cerrado Mineiro foi composta por 80% de cooperados da Expocaccer, que também foi homenageada em dois momentos do evento.

Durante a cerimônia, a Expocaccer, representada pelo Diretor Comercial, João Ferreira Júnior e pela Trader de Cafés Especiais, Sandra Moraes, receberam troféus de reconhecimento como o maior canal exportador e como exportadora que mais lacrou café da Região do Cerrado Mineiro. 

O cooperado da Expocaccer Jorge Fernando Naimeg foi homenageado como o produtor que mais comercializou cafés com selo de Denominação de Origem.

O VII Prêmio da Região do Cerrado Mineiro foi marcado por muita emoção e atitude com as premiações do troféu “Ético e Rastreável”, que promoveuos projetos de produtores finalistas que se destacaram nas áreas ambiental, social ou de boas práticas agrícolas, e ainda, a Escola Eurípedes Barsanulfo, que recebeu o troféu “Escola de Atitude”, pelas iniciativas pedagógicas de escolas do Cerrado Mineiro.

Leilão

Durante o Leilão promovido no evento, o consórcio formado pela Expocaccer, CarmoCoffees e Café Cajubáarrematou o café campeão da Categoria Natural, da Família Naimeg, por R$20.017,00 (saca de 60 quilos), alcançando assim novo recorde de valor da premiação.

A Expocaccer participou efetivamente dos disputados lances dos cafés de todos os produtores apresentados no Leilão, inclusive colaborando para a valorização e promoção dos lotes.

Tags:

Fonte: EXPOCACCER

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café abre agosto pressionado pela safra brasileira, apesar da preocupação do setor
Com 75% de área colhida, recebimento da Cooxupé deve ficar abaixo de 7 milhões de sacas na safra 24
Café: Mercado limita baixas, mas ainda opera com desvalorização
Brasil amplia exportação e consumo de café solúvel no primeiro semestre de 2024
Café abre agosto recuando mais de 300 pontos em Nova York
Negócios de café seguem lentos no Vietnã, prêmios caem na Indonésia